africa

voando de balão na África do Sul

Flutuar sob uma paisagem viva com um pano de fundo do amanhecer era um sonho antigo. Pela identidade visual do escapismo vocês já imaginam o meu desejo de voar de balão.

Esta era uma atividade que estava na minha (longa) lista de coisas pra realizar durante minha viagem volta ao mundo, mas por uma razão ou outra não aconteceu. Na Namíbia descobri tarde demais e não deu tempo, no Serengeti estava proibitivamente caro, em Mianmar o tempo fechou e na Austrália e Nova Zelândia eu já estava preocupada demais com o (final do) orçamento. Enfim, não rolou. Mas o sonho continuava pairando pela minha mente, lado a lado com o pensamento de que ainda tinha uma vida toda pela frente pra realizá-lo. Calma, Teté, não dá pra realizar tudo numa volta ao mundo, num ano, numa década. É até gostoso guardar sonhos pra ir realizando aos poucos e ter o que cultivar com esperança e planejamento.

Eis que sou convidada pra uma viagem super bacana pela África do Sul, um dos meus países preferidos da volta ao mundo e adivinhem? Um vôo de balão estava incluído na programação.

Eu tinha acabado de chegar de 13 meses de viagem e já partiria novamente. Loucura? Talvez. Vício? Certeza. Não tive como negar este convite e lá fui eu outra vez pra minha querida Mzansi.

De Joanesburgo fomos de van para Magaliesberg, 1 horinha de viagem. Nos hospedamos no Valley Lodge Magaliesberg, onde zebras passeavam pelo jardim e dormir cedo pra aventura do dia seguinte.

Valley Lodge Magaliesberg África do Sul

IMG_0967 v2

A dificuldade de acordar às 3:30 da manhã no frio foi atenuada por bolachas e xícaras de café quentinho sentados ao redor da fogueira. É assim que a espera acontece no  Bill Harrop’s Balloon Safari.

O passeio de balão sempre acontece bem cedinho, na madrugada, antes do nascer do sol. Umas pick ups trazem os balões que são estirados na grama.

passeio de balão na África do Sul

Vimos as primeiras cores quentes dos raios do sol à medida que aqueles imensos balões eram inflados com ventiladores e a chama.

passeio de balão na África do Sul Bill Harrop’s Balloon Safari Magaliesberg Joanesburgo

Uma vez que o balão está firme em pé, entramos na cesta (surpreendentemente grande e espaçosa), os 16 passageiros de diferentes cantos do mundo, todos preparando câmeras e celulares pra registrar o mágico voo que estava a ponto de começar.

A chama cresceu, esquentando o ambiente (e as cabeças de quem fica nas pontas da cesta) e assim nos distanciamos lentamente da terra.

Pairando sob campos africanos com uma riqueza de cores era um pequeno conto de fadas. Depois de apertar o botão da câmera (e celular) incessantemente durante alguns minutos, precisei guardar tudo e me debruçar sob a cesta para simplesmente observar, admirar. Queixo sob as mãos, olhos arregalados (como aquela garotinha que eu fui quando assisti o Cirque de Soleil pela primeira vez), deixei aqueles vastos campos, árvores, lago e céu alaranjado me deixarem sem palavras.

Apesar de estar centenas de metros acima do chão, sustentados apenas por uma espécie de isqueiro e lona gigantes, não houve em momento algum a presença do medo. A beleza, liberdade e paz ofuscam qualquer sensação de temor que possa vir. A velocidade calma, a ausência de muito vento na cara e o visual, fazem do passeio de balão um momento de serenidade deliciosa.

IMG_1199 v2

Uma hora depois conseguimos pousar (contra um pequeno arbusto) sem problemas. O balão (e muitos de nós ainda dentro da cesta) é colocado na caçamba da pick up, e assim o passeio chega ao fim.

passeio de balão na África do Sul Joanesburgo Magaliesberg Bill Harrop’s Balloon Safari

Na van de volta para a sede do safári tivemos a sorte de ver alguns antílopes. Pra ser perfeito, só faltou ter animais passeando enquanto o balão voava, mas foi maravilhoso assim mesmo.

Ah, e não podia deixar de comentar que na volta enquanto tomamos um café da manhã gostoso, o próprio Bill, essa figura de chapéu anuncia nossos nomes e nos entrega um diploma por ter voado nos ares sul africanos.

O passeio de balão foi uma das melhores experiências da África do Sul e eu não deixaria de fora de um roteiro neste belo país.

Nós fizemos o passeio na Bill Harrop’s Balloon Safaris.

Estive na Bill Harrop’s Balloon Safaris em Magaliesberg na viagem para a África do Sul durante uma campanha da South African Tourism, apoiada e gerenciada pelo iambassador. O escapismo genuíno mantém total controle editorial de todo conteúdo publicado neste site.

6 thoughts on “voando de balão na África do Sul

1. Oi , Teté!
    Estou planejando uma viagem para a áfrica do sul em setembro deste ano e o seu blog está me ajudando muito. Por favor, me indique como faço para contratar essa van de joanesburgo até magaliersberg. E a empresa dos balões?