argentina

um teplo de chás em Buenos Aires

Eu não sou bebedora de café, sou de chá. E nessa minha ida a Buenos Aires em abril, minha amiga Erin, americana morando em Buenos Aires me deu uma dica de um lugar maravilhoso, um verdadeiro templo de chás em pleno Palermo.

É a loja Tealosophy, que fica dentro da loja PAUL (esta é de decoração e linda de morrer também). Então na verdade aqui vão duas dicas: vá à loja PAUL e depois de conhecer a loja, há outra pequenina à esquerda, a Tealosophy.

 

 

 

A loja Paul, além de objetos de decoração, tem velas, sabonetes líquidos, infusor, e do lado de fora, uma variedade de plantas.

 

 

A Tealosophy  é criação de uma das maiores especialistas em chá no mundo, a argentina Inés Berton.

O nome é genial, a loja é linda, os chás deliciosos e o cheiro… ah o cheiro… é só entrar na loja e amante ou não de chás, você será seduzido pelo aroma inebriante das alquimias de ervas, frutas e afins de Inés Berton.

 

 

E de olfato, Inés entende bem. Desde criança, Inés percebeu que tinha um olfato aguçado. Era como se ela sentisse todos os cheiros ao seu redor com certa dose a mais. Cresceu e decidiu estudaria perfumaria. Começou o curso na França, mas desistiu. Mais tarde, em Nova York, onde morou por alguns anos, se encantou pelo chá. Deve ter sido a mistura cultural de NY. E assim degustou e estudou a fundo folhas e misturas e atualmente é a única mulher entre 11 teanoses (especialistas em chá) no mundo.

E que profissão, hein? Só tem 11 no mundo –  teanose (nariz para chá), um título concedido pelo Conselho Britânico para aqueles com o dom do olfato para diferenciar ingredientes numa xícara de chá.

E como é a vida de Inés?
Ela passa 6 meses do ano viajando pelo mundo (também queroooo!) a procura dos melhores ingredientes para chás e estudando rituais culturais de como fazer a bebida. O trabalho dela também é fazer combinações de ingredientes e aromas para fazer o chá perfeito.

 

 

As misturas de Inés são únicas e sucesso mundo adora. O Dalai Lama tem seu próprio chá feito por ela.

Guardados em latas, os chás emanam aromas deliciosos: girassol, hibisco, manga, papaia, pêssego, capim limão, cardamomo, gengibre, canela, e a lista continua.

Você escolhe seu ingrediente e leva numa latinha linda que dá vontade de colecionar. Tem também uma caixa com 3 tubos, uma dose menor só que com apresentação ainda mais bonita. Os tubos são fechados com tampa de rolha e vem numa caixa de papelão com um carimbo de uma figura de Buda na tampa. Um lindo presente.

 

 

 

Apreciador de chá ou não, a loja vale a visita, seja para presentear alguém, sentir aquele aroma inesquecível ou para conhecer o trabalho de Inés que através de sua pesquisa e paixão pelo chá, te oferece pequenas doses enlatadas de histórias, culturas e flora, regadas de muita sensibilidade. Esse sim é um ingrediente que não pode faltar nos seus chás.

Tealosophy

Gorriti 4865 (entre Armenia e Gurruchaga) – Palermo
Buenos Aires

Galeria Promenade, Av. Alvear 1883 – Recoleta
Buenos Aires

Calle Bonavista, 3 (esquina Paseo de Gracia)
Barcelona

PAUL (loja de decoração)

http://pauldeco.com

5 thoughts on “um teplo de chás em Buenos Aires

  1. Pingback: um teplo de chás em Buenos Aires | DicasON

  2. Que lindo ler esse teu post!
    É uma dica incrível para quem vai visitar Buenos Aires (amante de chá ou não)
    Obrigada!!

  3. Pingback: blogagem coletiva – meus 7 links « escapismo genuino

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


six + 2 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>