animais

tartarugas gigantes em San Cristobal, Galapagos

San Cristobal é uma das 4 ilhas habitadas de Galapagos. Lá pude pela primeira vez na viagem, dar notícia por telefone (ou internet). A ilha tem um pequeno centro com lojas, restaurantes, pousadas e internet café com locutório para fazer ligações internacionais.

Desembarcamos no píer de Puerto Baquerizo Moreno, também cheio de leões marinhos.

Eles se amontoavam pelas escadas.

E até descansavam no banco.

Foi apenas em San Cristobal que vi algum animal reagir à presença do ser humano. Quando eu tentei cruzar uma ponte, este leão marinho, que estava deitado, levantou, abriu a boca e rugiu quase como uma vaca, defendendo seu espaço. Eu registrei o momento e voltei por onde vim.

Em San Cristobal tem um centro de reprodução das tartarugas gigantes de Galapagos, também conhecida como a Galapaguera. Como qualquer centro de reprodução, o objetivo é aumentar o percentual de sobrevivência dos filhotes e mantê-los no centro durante os primeiros anos de vida, quando são mais vulneráveis a predadores.

Para ir até o centro de reprodução das tartarugas gigantes, tem que ir de ônibus (45 minutos do porto de Baquerizo Moreno).

As tartarugas são realmente enormes. É de impressionar qualquer um que chega perto.

São lindas, e ficariam lindas no jardim da casa de minha mãe. Acho que ela ia adorar! A única parte negativa é não poder tocar nos animais em Galapagos.

Uma curiosidade sobre as tartarugas gigantes: até a idade de entre 12  e 20 anos, não tem como saber se são machos ou fêmeas, já que visualmente não se diferenciam. Os machos tem um rabo mais comprido e têm um tamanho maior.

Nos jardins do Centro de Reprodução tem um árvore com um fruto bonito e cheiroso, adorado pelas tartarugas, porém tóxico para o humano: a manzanilla.

3 thoughts on “tartarugas gigantes em San Cristobal, Galapagos

  1. Pô Dri, meus dois filhotes de 5 e 6 anos viraram fãs do teu blog, tão aprendendo e adorando as fotos da bicharada….tá vendo..escapismo kids…rsrs…muito legal! Abraço : )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


5 + = thirteen

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>