africa

os mercados de Maputo, Moçambique

Uma das atrações imperdíveis de Maputo são os mercados. Eles deixam a cidade mais colorida, viva e refletem a alma do povo e da cidade. É ali que o povo comercializa, socializa, conversa, troca, compra, se alimenta, se diverte e onde os turistas podem começar a observar e tentar entender a dinâmica do povo.

São os mercados que caracterizam o cheiro da cidade – uma mistura de castanha assada, carvão, peixe fresco e os aromas das madeiras das esculturas.

 

Os principais mercados de Maputo são:

 

Mercado Municipal ou Mercado Central

É o mercado mais antigo de Maputo. Tem uma grande variedade de produtos, a primeira parte tem acessórios, produtos de beleza, roupa, e a segunda parte é de comida, com frutas, verduras, temperos, frutos do mar…

Conheça as pimentas de Moçambique – a piri piri (mais famosa), a malagueta e a sacaninha.

 

Parque dos Continuadores – Mercado de Artesanato

Fica perto do Hotel Polana. É grande e tem artesanatos de todos os tipo – quadros, bijuterias, bolsas de palha, capulanas, esculturas de “pau preto” (ébano), de pedra sabão e de sândalo. Tem muitas coisa bonita. Negocie!


Mercado Xipamanine

Este é o mercado dos locais, onde vão as compras. Tem de tudo também, de comida até animais em formol. Os preços são bem mais baratos, mas pra turistas é mais caro.

Não é um lugar pra ir sozinho como turista, ou vá com algum local, ou evite (ou tenha muito cuidado).

 
Mercado do Peixe

Este mercado foi onde comi deliciosamente bem em Maputo. Ele fica no caminho da Costa do Sol, onde os pescadores levam todos os dias os frutos do mar frescos, pescados do dia.

O programa é – escolher os frutos do mar no mercado: peixe, lula, ameijoas, lagostas, camarões de vários tipos, e levar para um dos restaurantes ao lado onde cozinham na hora os mariscos fresquinhos. Um programa gostoso e pitoresco.

Fui no restaurante da Raquel e amei, nunca comi tanto camarão numa sentada.

Come-se bem a ótimos preços, e a comida é farta. Peça uma cerveja 2M ou Laurentina pra acompanhar.

 

Mercado do Pau

Fica perto da Catedral Nossa Senhora da Conceição. É o lugar pra arte Moçambicana, como o mercado de artesanato no Parque dos Continuadores, mas este é mais tradicional.

O nome vem da madeira “pau preto”, como chama o ébano em Moçambique.

É aos sábados até 16hs00. Negocie também. A frase mais ouvida será: “Hoje estamos em promoção.”

6 thoughts on “os mercados de Maputo, Moçambique

  1. Pingback: Volta ao mundo

  2. A informação acerca do mercado do peixe está desactualizada. Em vez do mercado de rua, existe agora, na marginal de maputo um mercado novo, onde se pode comprar o peixe e o marisco que, depois, pode ser preparado num dos bares instalados ao lado. é agora um local mais limpo e organizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


− 1 = seven

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>