budismo

o simbolismo da libélula

Foi no Vietnã e em Laos que aprendi sobre o simbolismo das libélulas. Estas pequenas, frágeis e ágeis criaturas sempre me chamaram a atenção, e agora que sei que o representam nestas culturas Asiáticas, as aprecio ainda mais.

No Vietnã, tradicionalmente, a libélula é o símbolo da transformação e o processo constante de mudança da vida. Elas são excelentes voadoras, disparam como a luz e mudam de direção com rapidez.

Considerada uma mensageira, ela transita entre ar e água, transpassando as influências de ambos os elementos por onde passa.

Renovação, forças positivas e o poder da vida são as principais representações deste inseto.

Ao tocar leve e rapidamente a água, elas sugerem que nossos pensamentos mais profundos emergem, vêm à tona e que é preciso ir além da superfície e buscar as decorrências mais profundas dos aspectos da vida.

A sua agilidade e capacidade de se mover em todas as direções demonstram um poder de equilíbrio – o que só acontece na vida adulta da libélula, e para Neos, com a maturidade. Ela se movimenta pra frente, pra trás, paira, pra cima, pra baixo, para os lados, como o sopro da mente.

A vida é um sopro.

Dizem que as libélulas só vivem um dia, mas não é verdade, e se ela viveu um dia só, foi na sua vida adulta. A libélula vive a grande parte de sua vida como uma criança, imatura. Voar é apenas uma fração da sua vida e dura apenas alguns meses. Ao alçar vôo, ela já é adulta e o faz intensamente. Ela não tem tempo pra perder e nos lembra do poder do viver o momento e viver a vida ao máximo.

Ela nos lembra que é vivendo o agora que você está em plena consciência de quem é, onde está, o que faz, o que quer e o que não quer

Elas simbolizam coragem, força e felicidade. Sorte a sua se um pousar em você.

Os Vietnamitas prevêem as chuvas pela maneira como as libélulas voam – vôos baixos significam chuva chegando, vôos altos significam dias de sol.

Em Laos me ensinaram que a libélula representa três valores do Budismo Teravada:

  • desapego (do stress)
  • humildade (com seu entorno)
  • efemeridade (do momento)

Então vamos viver com estes princípios, com vivacidade e sem arrependimentos, como uma libélula adulta.

Imagens: Pinterest

18 thoughts on “o simbolismo da libélula

  1. Belo texto! Se não se importar, coloquei o link do seu site em meu tumblr, pois tirei fotos de uma libélula e achei ótimo teu texto, condizente com a fase da minha vida, etc…

    Parabéns! O site ao todo é organizado e confortável!

  2. Pingback: Vamos voar alto? | Estação Libélula

  3. Oi boa tarde,
    uma coisa interessante estar acontecendo comigo, já tem umas duas semanas que ao chegar em casa, comecei a observar que todos os dias no mesmo horário uma libélula vem pousar na minha janela.
    queria saber o porque?
    tem algum significado?
    gostaria de saber

  4. Amei Adriana!! Teté!
    Intuitivamente, esses princípios estão presentes em minha vida. Precisamos mantê-los vivos sempre!!
    Quanto A libélula, está pousada há alguns anos! ;-)
    Bjs e parabéns!!
    Andréa (Caravana)

  5. Nossa, eu amei esse texto…essa semana uma libélula entrou na minha loja e ali pousou e ficou o dia todo, no dia seguinte a encontrei morta, vejo que ela escolheu minha loja para viver seus últimos e tão valiosos momentos…me emocionei qndo vc disse no seu texto: “Sorte a sua se um pousar em você.”
    eu sou uma pessoa de muita sorte!!

  6. Gostei muito do texto buSQUEI PESQUISAR PORQUE UMA TINHA POUSADO EM MIM E QUANDO ENTREI NO COLETIVO VI UMA MOÇA COM UM PINGENTE DA LIBéLULA, então resolvi pesquisar sobre, pois acreditei que queria dizer alguma coisa para mim. obrigado pelo texto, realmente é exatamente minha vida com mudanças constante e vivo intensamente e sem arrependimento. não me arrependo nem dos meus erros , pois com eles aprendo, porque nem toda vida vou aprender só com os ensinamentos e dos erros dos outros. só sei que muita coisa boa está me acontecendo e vejo muitas mudanças e felicidade ao meu encontro. finalizo com as palavras de raul seixas “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


+ eight = 10

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>