catar

o que ver em Doha, Catar

Eu cheguei Doha, capital do Catar com poucas expectativas. Imaginei uma versão menor de Dubai, e eu estava certa. Fui por mera curiosidade, já que estava no Oriente Médio, e é um lugar fácil de se virar, principalmente pra uma mulher viajando sozinha.

Fiquei 3 dias e foi o suficiente. Como Dubai, é uma selva de pedra, arranha céus, água, construções subindo a cada minuto e uma mania de grandeza.

Os petrodólares (na verdade, gasdólares) que rondam por ali tem criado atrações pra turistas, então apesar de ser artificial, sem alma e nada nem ninguém ali pertencer, tem coisas pra se divertir.

O Catar pode ser um pequeno país no Golfo Árabe, mas é lá que tem reservas enormes de gás natural, o que gerou uma das maiores rendas per capitas do mundo.

Doha tem uma praia bonita e convidativa, mas faz tanto calor que é quase desagradável estar do lado de fora. Em algumas épocas é suportável, mas você precisa de uma sombra e cair na água com frequência.

Como a prima rica Dubai, Doha também tem hotéis de luxo, shoppings e restaurantes maravilhosos. Ambas cidades andam investindo bastante em cultura, assim como Abu Dhabi. São museus e eventos de grande escalão que eles andam importando. Em Dubai tem uma grande feira de arte, a Art Dubai e em Doha tem o festival de cinema Doha Tribeca Film Festival.

Ou seja, mesmo sendo uma cidade sem muito caráter, tem algumas coisas interessantes pra fazer.

O Museu de Arte Islâmica é a joia mais valiosa da cidade e seu cartão postal. Mesmo que você não tenha nenhum interesse em tapetes persas, mosaicos, azulejos, joias, vasos, vale a visita só pela arquitetura do museu. O museu conta a história da arte islâmica que engloba muitos países e civilizações, tem um café e uma loja simpática com coisas lindas pra comprar.

 

O mercado “Souq” Waqif é bom pra comer, comprar e observar a vida local. Muito do que está avenda ali não é dali, mas tudo bem, tem coisas bonitas. Não perca os policiais passando com seus belos cavalos e traje. O mercado abriga uma mistura de culturas árabes e asiáticas, tem restaurante com comida tailandesa, libanesa, bar de shisha e até comida do Iêmen (eu comi neste e gostei). O mercado tem de tudo – especiarias, roupas, animais, restaurantes. Nenhum restaurante do mercado serve bebida alcoólica. O mercado fecha das 13-16hs.

 

Um lugar bonito pra tomar um chá no mercado Waqif é na cobertura do boutique hotel Al Najada. Por estar dentro do Souq, não servem bebida alcoolica, mas a vista é linda, ideal para ver o pôr do sol.

 

A Katara Cultural Village é uma réplica de uma vila árabe. Este complexo tem escritórios, galerias, salas de exposição, restaurantes e uma praia tipo resort. Lá tem sempre exposições de arte, incluindo uma galeria exclusiva para fotografia. Foi lá que vi a exposição da World Press Photo.

 

Pra fazer compras mais caras, vá no complexo The Pearl. Esta ilha artificial também tem condomínios residenciais, uma marina, restaurantes e lojas de grife. A maioria das grandes marcas internacionais de haute couture estão lá.

 

Pra fugir do calor e relaxar,  vá no premiado SPA do hotel Four Seasons Doha. Ao entrar no SPA não é só o ar condicionado que te acalma, é a música, a iluminação e decoração que é como um templo de relaxamento. O SPA tem um cardápio completo de tratamentos, saunas, piscinas de relaxamento e hidromassagem, sala de gelo, piscina de ginástica, chaise de massagem, sala de relaxamento com chá e sucos de frutas… ou seja, dá pra ficar horas lá dentro.

 

Se eu gostei de Doha? Humm, não foi um lugar que me tocou nem me chamou muito a atenção.

Se eu voltaria? Não seria um lugar que eu planejaria voltar, mas voltaria no seguinte contexto – uma parada de 2 dias indo para a Ásia, pra descansar na metade do caminho.

Acho que Doha é uma boa opção pra isso – parar no caminho em uma longa viagem, principalmente saindo do Brasil para a Ásia.

Algumas informações práticas:

Esqueça andar a pé pela cidade. A cidade não é feita pra pedestres. É mais fácil e rápido pegar um taxi do que atravessar a rua com carros enormes a altas velocidades. O jeito é pegar taxi pra tudo.

Hotéis 5 estrelas fazem o visto pra você.

Bebidas alcoólicas são servidas em todos os hotéis de luxo.

Mulheres não precisam cobrir o cabelo, mas é aconselhável vestir-se de maneira mais modesta.

Prepare-se pra um calor infernal.

Onde ficar:

Four Seasons Doha

2 thoughts on “o que ver em Doha, Catar

  1. Olá! Gostaria de saber se achou tranquilo por ser mulher e estar viajando sozinha….se sofreu algum tipo de preconceito ou algo assim!
    Tabém gostaria de saber quanto em média se gasta por dia! :)

    Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


− six = 3

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>