africa

o que fazer em Nairóbi, Quênia

Nairóbi já foi conhecida como uma das cidades mais perigosas da África, perturbada por conflitos, roubos, sequestros… ao ponto de ser chamada de “Nairobbery” – Nairobi + robbery (roubo em inglês). Mas isso já mudou. Claro que não é um lugar pra andar sem atenção, e com a maior favela da África e uma das maiores do mundo, você acaba sempre ficando um pouco tenso.

Nairóbi é uma cidade grande, caótica, com muito trânsito, calor e gente, mas também não deixa de ser uma capital com relativamente baixo risco de malaria (atenção, eu disse baixa), onde as tardes e noites são mais frescas e tem o que as grandes cidades oferecem – cultura, unida à natureza Africana.

 

Então vamos lá, o tem pra fazer em Nairóbi?

 

Tomar uma Tusker.

No calor, nada com uma cerveja gelada, e no Quênia, esta seria uma Tusker. Para minha surpresa, as Tuskers em Nairóbi foram servidas bem frias, diferente de outras cidades da África.

Um lugar bonito pra tomar uma Tusker e outros drinques é no restaurante Lord Delamere Terrace dentro do hotel Norfolk (do grupo Fairmont).

Norfolk Hotel
Harry Thuku Road
Nairóbi, Quênia
+254-20-221 6940

 

 

Ver filhotes de elefantes tomarem leite na mamadeira.


Na hora do almoço, por volta das 12hs, os funcionários da organização David Sheldrick Wildlife Trust dão leite aos filhotes de elefante. Esta organização se especializou no resgate de elefantes órfãos e depois os reinserem na natureza. Uma curiosidade: os filhotes bebem fórmula e não leite de vaca. Os filhotes são brincalhões e com freqüência passam perto do público, onde você pode acariciá-los.

David Sheldrick Wildlife Trust
Bogan Gate, Magadi Road
Nairobi, Quênia
+254 20 2301396
www.sheldrickwildlifetrust.org

 
Dar comida à girafas.

O AFEW Giraffe Center é outra organização dedicada a proteger animais em perigo, esta protege as girafas Rothschild. No centro de visitas você pode chegar bem pertinho e alimentar as girafas e quem sabe até receber um beijo melado. Dar comida às girafas é divertido, elas são gulosas e tem uma língua comprida, cheia de baba pegajosa. Rende boas fotos e boas risadas.

AFEW Giraffe Center
+254-20-8070804
http://giraffecenter.org/ 

 

 

Visitar a casa da autora do famoso livro “Out of Africa” (A Fazenda Africana).

Quem não se apaixonou pelo filme Entre Dois Amores com Robert Redford e Maryl Streep? O livro então… como sempre, é mais apaixonante ainda. Karen Blixen, a autora do livro morou em Nairóbi, e sua antiga casa virou um museu, o Karen Blixen Museum. A casa agora está fechada pra reforma, mas o lugar é lindo e te faz viajar para os tempos coloniais em que a baronesa dinamarquesa morou por lá. Gostei tanto que tive que rever o filme.

Karen Blixen Museum
Karen Road
Nairobi, Kenya
+254-20-882 779
museums.or.ke

 

 

Fazer um safári sem sair da cidade.

O Nairobi National Park é uma oportunidade pra fazer um safári sem ter que viajar horas de carro. O parque é um centro de preservação de animais e é conhecido pela criação de rinocerontes negros.

Confesso que por ter ido ao Kruger e ao Serengeti, não tive vontade de ir, mas pra quem só está viajando pelo Quênia e principalmente se está viajando com crianças, é uma ótima oportunidade de ver animais de perto.

Nairobi National Park
+254 254206000800

 

 

Pra quem tiver interesse, existem tours guiados pela Kibera, a maior favela da África e uma das maiores do mundo.
explorekibera.com
kiberatours.com
Tomar um bom café.

Como sabemos, o café tem origem Africana, na Etiópia, pra ser mais exata. Mas o Quênia também tem um dos melhores cafés do mundo.

 Foto

Tem uma rede de cafés por toda a cidade (e também no aeroporto) chamada Nairobi Java House onde você pode provar alguns tipos diferentes de café.

Nairobi Java House
www.nairobijavahouse.com

 

Quando ir:

Janeiro e fevereiro; junho a setembro, quando chove bem menos.

Como chegar:

A South African sai de São Paulo via Joannesburgo, a Emirates via Dubai e a British Airways via Londres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


eight + 6 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>