Ásia

o que fazer em Kuala Lumpur, Malásia

Kuala Lumpur – conhecida pelos globetrotters como “KL” – não é apenas a capital da Malásia, mas seu centro comercial e cultural; cidade agitada com uma estimulante mistura de arranha-céus, templos, mesquitas, mega shoppings, grandes empresas e muitas prazeres a ótimos preços (mas não tão aprazíveis quanto Bangkok).

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia

Do observatório das torres gêmeas, as Petronas Twin Towers (não é no topo, mas onde tem a ponte), você pode ver o desdobrar desta cidade multicultural – uma selva de pedra interrompida por mesquitas imponentes e elegantes, templos hinduístas, os arcos de Chinatown. Lá em baixo está a fumaça e os aromas das diferentes culinárias que compõem a cultura malaia e muitos shoppings e construções.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia gastronomia de rua

Dicas práticas

Transitando por Kuala Lumpur

Taxis são baratos, mas os taxistas são malandros. Ou eles não param porque você vai para algum lugar perto, ou não querem usar o taxímetro. Insista no taxímetro ou negocie bem o preço. Lembre-se que gasolina é muito barata na Malásia, então as corridas de taxi são baratas mesmo.

O KL Monorail é outra ótima forma de ver a cidade, acima das árvores e é um transporte público muito eficiente.

Horários

A maioria dos estabelecimentos está aberta de 9:00 – 19:00. Os shoppings funcionam de 10:00 – 22:00. Restaurantes para jantar funcionam até 22:00 ou 23:00 e muitos bares funcionam até altas horas.

Não esqueça de levar

Roupas leves e frescas, já que o clima é quente e úmido o ano todo. Porém não esqueçam que a Malásia é um país muçulmano, então é bom evitar decotes, shorts e saias curtas, etc. Trajes modestos sempre para respeitar os locais.

 

O que fazer em Kuala Lumpur

Arquitetura

Embeveça-se com a arquitetura islâmica de KL, começando com a mesquita Sultan Salahuddin Abdul Aziz Shah, uma das maiores do Sudeste Asiático, muito conhecida como a mesquita azul, ou “Blue Mosque”. Aquele vão central, vasto e profundo em tons de azul, é de se admirar.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia mesquita azul blue mosque

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia arquitetura

Aliás, o centro histórico de KL oferece doses de belíssima arquitetura, desde a antiga estação de trem (Old Railway Station), passando pela Blue Mosque, até a praça Merdeka Square, continuando até a mesquita Masjid Jamek, entre dois rios, no bairro Little India (bairro indiano).

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia arquitetura

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia arquitetura

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia arquitetura

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia arquitetura

Bem, você já deve ter visto as cenas do filmes Entrapment (A Armadilha) com Catherine Zeta Jones com as famosas torres gêmeas de KL. Esta é uma das atrações da cidade, ideal para vê-la de cima. Não é permitido subir até o último andar. Você pode subir até a ponte (skybridge) no andar 47. A dica aqui é – chegue cedo! Por volta das 7 da manhã. Tem um certo número de pessoas que deixam subir por dia e lota sempre.

Outro lugar para ver a cidade de cima é a KL Tower ou Menara KL, uma torre de TV com 412 metros de altura.
E se você tiver sorte, como eu, você pode ver uma campeonato de BASE Jump acontecendo da KL Tower. Além da vista, tem a adrenalina de ver várias pessoas saltando lá de cima.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia KL Tower BASE jump

Arte e cultura

Museu de Arte Islâmica (Islamic Arts Museum)
Não é tão bonito nem tem a arquitetura exótica do Museu de Arte Islâmica de Doha, mas abriga uma ótima coleção de artes decorativas islâmicas – tecidos, joias (de babar), tapetes, cerâmica, caligrafia, azulejos (que você vai querer colocar na sua casa) e por aí vai…

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia Museu de Arte Islâmica

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia Museu de Arte Islâmica

o que ver em Kuala Lumpur Malasia

National Visual Arts Gallery
Para conhecer a arte Malaia.
www.artgallery.gov.my

Valentine Willie Fine Art
Arte do sudeste asiático
www.vwfa.net

Para os amantes de música clássica…
A Filarmônica da Malásia (Malaysian Philharmonic) é uma das melhores da região. Vale a pena, assim como na vizinha Cingapura.
www.mpo.com.my

Uma coisa que você precisa saber antes de ir a KL – comer e comprar são os hobbies favoritos dos malaios. Portanto a cidade tem muitos shoppings e dentro deles tem ótimos restaurantes. Eu que nunca gostei de restaurante em shopping, dei o braço a torcer.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia gastronomia

No sudeste asiático todos sabem que KL é o paraíso das compras – pelos ótimos preços, quantidade de shoppings e galerias e quantidade de produtos fake baratérrimos. Nas lojas de rua, sempre uso suas habilidades de negociar!

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia compras

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia compras

Onde fazer compras em Kuala Lumpur:

Shoppings de Suria KLCC

Rua Bukit Bintang

Petaling Street em Chinatown

Nas redondezas da Petaling Street, experimente o “fish SPA” ou SPA de peixes.
Você coloca seus pés em uma espécie de aquário e os peixes comem a pele morta dos pés, fazendo uma cócegas incontroláveis, que no mínimo, fará você rir alto.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia spa de peixes fish spa

Central Market

Compras mais sofisticadas: Bangsar, um suburbio de KL que está virando um centro fashionista-central. A loja mais linda é a Peter Hoe Evolution & Beyond, para os que viajam pela Ásia – é a Shanghai Tang da Malásia.

Farei um post só sobre restaurantes, mas uma lugar para comer que é uma experiência gastronômica é a rua Jalan Alor que fica aberta o dia todo, cheia de barracas e restaurantes de rua, um atrás de outro. Para café, almoço ou jantar, comida simples porem autentica e gostosa.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia gastronomia de rua

Ótimo para crianças, mas não só para elas, o Kuala Lumpur Bird Park é um parque com várias espécies de aves.

Já o Butterfly Park tem lindas espécies de borboletas e lindas orquídeas pelos jardins.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia Butterfly Park parque de borboletas

Fora da cidade, mas vale a viagem, estão os templos hindus em Batu Caves. Uma rocha gigante abriga cavernas e templos. Tem que ter pique, pois para chegar no templo principal tem que subir quase 300 degraus de uma escada, rodeado por macacos.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia Batu Caves

Chinatown e Little India são bairros muito interessantes para comer, observar a vida como ela é e perder-se pelas ruas.

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia gastronomia de rua Chinatown

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia gastronomia de rua Chinatown

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia gastronomia de rua Chinatown

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia Little India bairro indiano

o que fazer em Kuala Lumpur Malasia Little India bairro indiano

Quando ir a Kuala Lumpur

O clima em KL é quente e úmido praticamente o ano todo. Este é um destino que dá pra ir o ano todo. Os meses que têm mais chuva são: março, abril, outubro e novembro.

3 thoughts on “o que fazer em Kuala Lumpur, Malásia

  1. Pingback: 5 melhores destinos turísticos da Malásia – Geografia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


− one = 3

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>