Ásia

o que fazer em Bangkok, Tailândia

Ah, Bangkok, só de rever suas fotos me dá uma saudade que até dói.

o que fazer em Bangkok Tailândia vista rio

o que fazer em Bangkok Tailândia trânsito

 

Quente, abafada, atraente e insinuante, a capital da Tailândia, nas tantas vezes que passei por lá, nunca deixou de me encantar com seu turbilhão de sons, temperos, cheiros, paisagens, caos e paz. Bangkok tem tudo. A mistura de canais, avenidas entupidas de carros, palácios, mercados, shoppings, restaurantes, aranha céus e templos, fazem dela aquele tipo de cidade – ame-a ou deixa-a.

o que fazer em Bangkok Tailândia temploso que fazer em Bangkok Tailândia templos

Para transitar pelo Sudeste Asiático, terá que passar por lá, uns saem correndo, outros (como eu) adoram a desculpa de ir e vir por Bangkok pra seguir pelos países vizinhos.

Não se deixe ficar impaciente com o trânsito, quantidade de gente, calor e umidade, pois Bangkok é uma das cidades mais cosmopolitas que oferecem uma variedade de prazeres a preços muito acessíveis. Atenção – nem incluo aqui aqueles shows com bolas de pingue pongue nem nada no estilo red light district. Estou falando de gastronomia, arte, artesanato, SPAs, hotelaria, mercados… tudo o que você pode se gratificar instantaneamente sem (ou com pouca) culpa. E tudo está perto e tem fácil acesso, a qualquer hora, em qualquer bairro da cidade.

Como não amar?

o que fazer em Bangkok Tailândia passeio de barco pelo rio

Ela já foi mais exótica, mudou bastante de quando a primeiro conheci há 7 anos atrás, mas continua intrigante e de uma rara beleza.

Lembre-se destas palavras:

Sawasdee, que significa oi.
Kop kun ka, que significa obrigada.
E mais importante… sanook – um termo tailandês que significa diversão despojada, easygoing, pois este é clima que embala a cidade.

Apesar de ter se transformado rapidamente turística e comercial, Bangkok mantêm um lado espiritual que é raro de se encontrar em cidades modernas e cosmopolitas. Em Bangkok você “tropeça” por templos aonde quer que vá – de shoppings à prédios comerciais. Aqui você verá alguém rezando ou ‘obtendo mérito’ em um templo no meio de arranha céus com uma Louis Vuitton em mãos. Contrastes? Muitos.

o que fazer em Bangkok Tailândia templos budismo

 

Como transitar pela cidade

Fuja dos tuk tuks, eles são sempre mais caros que os taxis e não tem ar condicionado e você vai se molhar na chuva. Pegue taxi que é a opção BBB, mas cuidado porque muitos taxistas vão tentar fazer a corrida por preço fixo (que será mais caro), então insista pelo taxímetro. A maioria dos taxistas não fala inglês, então tenha o nome e endereço de onde vai escrito em tailandês. O mais prático é o metro, o MRT e o BTS, é bom e barato e você não fica parado no trânsito.

o que fazer em Bangkok Tailândia porque não andar de tuk tuk

Mas então, o que fazer em Bangkok?

 

Vamos começar pelo tradicional, básico e óbvio Palácio.

Grande Palácio Real (Grand Palace) e templo Wat Phra Kaew

Este é o berço da importância da realeza e espiritualidade da cultura tailandesa. O Grande Palácio é uma festa visual, cheia de arte de todos os tipos e detalhes de encantar qualquer um. Neste complexo também fica Wat Phra Kaew, o templo sagrado do Buda Esmeralda. Este é um local sagrado e só pode ser visitado com vestimenta apropriada. Homens devem estar de calça e camiseta ou camisa (tem que cobrir os ombros). Mulheres devem cobrir ombros e joelhos. Ao entrar no templo do Buda Esmeralda, lembre-se de tirar os sapatos, usar saia longa ou calça e não sentar apontando os pés para o Buda. Na cultura tailandesa, os pés são considerados a parte mais suja do corpo e portanto você senta com eles pra trás.
Na Phra Lan Rd, Phra Nakhon
Das 8:30 – 15:30

o que fazer em Bangkok Tailândia Grande Palácioo que fazer em Bangkok Tailândia Grande Palácio  

Explore, leia, escute, aprenda e conheça o budismo.

Maravilhe-se com os templos (wats) e sua arquitetura, esculturas de Buda, ladrilhos, janelas que parecem coroas, estupas ou chedis, mosaicos, pedras, ouro… observe os costumes locais com suas oferendas, incensos e preces. Veja o desfile dos panos cor de açafrão dos monges budistas. Só não chegue mito perto nem toque neles (principalmente as mulheres).

o que fazer em Bangkok Tailândia templos budistas

um taxi templo

um taxi templo

 

Wat Pho

Wat Po é dos templos mais visitados e fotogênicos da cidade. Conhecido como o templo do Buda deitado, é dos maiores e mais antigos de Bangkok. O complexo fica perto do Grande Palácio, em 10 minutos você chega andando. O enorme Buda deitado tem mais de 40 metros de comprimento e 15 metros de altura. A escultura é feita de tijolos, coberto com folhas de ouro e madre pérola nos pés. As estupas no lado de fora também são belíssimas. Os murais deste templo contam os princípios da religião e literatura budista. Muitos tailandeses ainda deixam moedas nas tigelas de bronze para boa sorte e manutenção do templo.

Wat Pho também tem uma das escolas de massagem mais tradicionais da Tailândia. Claro que tem SPAs muito mais luxuosos, confortáveis e mais caros, mas a da escola de massagem da Wat Po é clássica.

2 Sanamchai Road, Grand Palace Subdistrict, Pranakorn District.
Das 8:00 – 18:30

templos budistas Bangkok Wat Pho o que ver em Bangkok

templos budistas Bangkok Wat Pho o que ver em Bangkok

 

 

Wat Saket (Golden Mount) – Templo do Monte Dourado

Este templo é facilmente reconhecido pelo chedi ou estupa dourada e pela localização no alto de uma montanha, quase uma fortaleza. O rei Rama I restaurou o templo e quase 30,000 corpos foram levados pra lá durante uma praga devastadora. O templo foi construído nesta montanha porque como o terreno é um mangue, o templo estava se afundando. A vista lá de cima é perfeita pra se encantar ainda mais com Bangkok.
344 Avenue Road, Bat Chakkapadpong, Pom Prap Sattru Phai district.
Das 8:00 – 16:00

templo monte dourado Bangkok

 

 

Wat Arun

Na beira do rio, o templo Wat Arun é conhecido como o Templo do Amanhecer. A melhor hora é bem cedo, pela manhã, pra ver a cidade acordar. Chegar lá de barco já faz parte da experiência. Você pode subir e ver a vista lá de cima.
Fica no lado oeste do rio Chão Phraya e você pode ir de barco saindo do píer Tha Tien.
Das 8:30 – 17:30

templos em Bangkok Wat Arun o que ver em Bangkok

 

 

Templo Erawan

Este não é dos templos antigos de Bangkok, mas faz parte do interessante legado da crença tailandesa nos espíritos. Uma estátua de Brahma, o deus hindu da criação, conhecido como Phra Phrom em tailandês decora o templo. Como ele fica do lado do hotel Grand Hyatt Erawan, onde muitos trabalhadores de obra morreram, dizem que o templo foi o que parou com estas mortes e por seus grandes poderes místicos, é um templo bastante visitado e venerado.
Fica em frente ao Grand Hyatt Erawan Hotel, esquina das ruas Ploenchit e Ratchadamri (BTS: Chidlom).
Das 6:00-24:00

templos pra ver em Bangkok templo Erawan

 

 

Wat Benchamabophit - Templo de Mármore

Este é um dos templos mais modernos de Bangkok. A arquitetura inclui mármore Carara italiano e telhados de madeira típicos tailandeses. No pátio tem mais de 50 imagens de Buda em diferentes poses. Veja também a enorme árvore Bodhi ou figueira sagrada, tipo de árvore onde Buda sentado embaixo dela, chegou à iluminação.
69 Rama V Road, Dusit (perto do zoológico de Dusit).
Das 8:00 – 17:00

o que ver em Bangkok templo de mármoreo que ver em Bangkok templo de mármore

 

Comprar, comer e fotografar nos mercados flutuantes.

Atualmente estes mercados são mais focados em turistas que locais, mas é um programa interessante pra entender a cultura. Barcos transitam pelo rio cheios de frutas tropicais, água de coco, artesanato, comidas de rua e um monte de quinquilharias. Alguns mercados flutuantes são: Taling Chan Market, Bang Ku Wiang Market, Tha Kha, e Damnoen Saduak.

O Damnoen Saduak é o mais visitado, porém o mais turístico. Chegue cedo porque fica lotado.
O Amphawa é o segundo mais popular e turístico.
O Taling Chan e o Khlong Lat Mayom são mais autênticos.
Todas as vezes que fui aos mercados flutuantes fui com serviço de tour e guia. Eles ficam fora da cidade então é um passeio que começa de manhã cedo e termina pela tarde.

o que fazer em Bangkok mercados flutuantes

o que fazer em Bangkok mercados flutuantes

 

 

Passear de barco pelo rio Chao Phraya.

Bangkok já foi conhecida como a Veneza do Oriente. Esta comparação já não é válida, na minha opinião, mas ainda é possível passear pelas águas sujas e as vezes fétidas da cidade. Você pode alugar um longtail boat (barco comprido) ou transitar pelos barcos – taxi. O rio não é só pra passear, mas uma ótima alternativa pra evitar o trânsito intenso da cidade.Você verá antigas pontes, casas de palafita, famílias cozinhando e estendendo roupa, crianças brincando…

o que fazer em Bangkok passeio de barco no rio Chao Prayao que fazer em Bangkok passeio de barco no rio Chao Prayao que fazer em Bangkok passeio de barco no rio Chao Phraya

 

Comer, observar a vida local e andar por Chinatown.

Procurada principalmente por foodies que adoram experimentar comida de rua, o bairro chinês também tem lojas e templos (mas eu continuo voltando lá por causa da comida). Cheia de barracas de comida, restaurantes de mesa de plástico no meio da rua, lojas de ouro e jade, a Chinatown de Bangkok é das minhas preferidas no mundo. Claro que ela fica mais agitada e colorida durante festivais, como o Ano Novo Chinês, mas deve ser visitada em qualquer época. A dificuldade muitas vezes é transitar pelas ruas menores, cheias de gente e quiosques, mas é batendo perna que se conhece este bairro, de preferência com um mapa.

o que fazer em Bangkok Chinatown comida de rua

o que fazer em Bangkok Chinatown comida de rua

 

 

Palácio Vimanmek

Seu ingresso do Grande Palácio também serve para visitar a mansão de madeira e ouro do rei Chulalongkorn no Parque Dusit Palace. Construída em 1901, esta mansão já foi situada na ilha de Ko Si Chang e foi totalmente restaurada. Atualmente é um museu com uma coleção de arte e antiguidades da família real tailandesa. Fica em frente ao Zoológico Dusit. Se não tiver o ticket do Grand Palace, é só comprar um na entrada.
16 Rajvithi Road, Dusit.
Das 9:30 – 15:00.

o que ver em Bangkok Palácio Vimanmek antiguidades família real

 

Parlamento

Perto do Palácio Vimanmek (poucos minutos a pé) você pode ver uma arquitetura européia no prédio do Parlamento.

o que ver em Bangkok Parlamento

 

Museu Nacional (The National Museum)

Também fica perto do Grand Palace, uns 15 minutos a pé, e contem a história e arte  da Tailândia.

 

 

Ver a cidade das alturas tomando um drinque em um rooftop bar.

O melhor lugar pra ver o pôr do sol em Bangkok é em algum rooftop bar onde todo aquele caos de gente e carros parece distante. Veja a cidade se ascender tomando um drinque de um (ou todos) dos bares em coberturas de prédios ou hotéis como o Vertigo e o Moon Bar do hotel Banyan Tree e o Sirocco que ficou famoso pelo filme Se Beber Não Case 2 e do lado tem o Sky Bar. Você pode jantar ou apenas tomar um drinque nestes bares. Pra jantar, reserve com antecedência.

Vertigo e Moon Bar no Hotel Banyan Tree
21/100 South Sathon Road, Sathon

rooftop bar Moonbar Vertigo bar cobertura hotel Banyan Tree Bangkok Tailândia

rooftop bar Moonbar Vertigo bar cobertura hotel Banyan Tree Bangkok Tailândia

Sirocco e Sky Bar
1055 State Tower, Silom Road, Silom

bares cobertura Sky Bar Sirocco Bangkok Tailândia rooftop bars

bares cobertura Sky Bar Sirocco Bangkok Tailândia rooftop bars

 

 

Comer e comprar no Asiatique.

Este é um local mais novo em Bangkok. Eu o conheci com um antigo mercado ou night bazaar. Eram galpões com artesanato e hoje o complexo é uma mistura de restaurantes e lojas. Perdeu um pouco a autenticidade, já está limpinho e arrumadinho demais pra meu gosto, mas encanta locais e turistas. Você chega de barco, então o passeio pelo rio é o charme inicial.
Da estação Saphan Taksin BTS, são 10 minutos de barco, um shuttle gratuito. Das 17:00 – 24:00 hs

compras restaurantes Bangkok Asiatique

 

 

Andar pela Khao San Road e adjacências.

Friso adjacências porque eu prefiro as ruas perto da Khao San Road do que a própria. Eu gosto mais da região das ruas Phra Athit e a Ram Buttri. Atenção – a Khao San Road é o paraíso dos mochileiros e tem muita coisa cafona. Porque ela faz tanto sucesso? Porque tudo por lá é barato – comia, bebida, albergues. Você encontra de tudo – roupa, acessórios, diplomas e carteiras falsas, livros, guias, agencias de viagem, comida de rua, musica ao vivo, bares abertos e muito mais. É turístico? É. Mas também tem locais por lá que procuram um lanche rápido e barato ou acompanham amigos estrangeiros. Como é um aglomerado de turistas, esta região também é foco de pequenos furtos, os pickpockets, e pegadinhas de turistas para os inocentes ou despreparados. Desconfie de quem se aproxima de você oferecendo alguma coisa. Apesar de ter tudo barato, no fundo é uma gueto pra mochileiros, mas eu tomei cerveja com gelo lá com amigos e comi gafanhotos e pad thais deliciosos.

comida de rua Bangkok Khao San Roadcomida de rua Bangkok Khao San RoadIMG_0913 v2IMG_4903 v2comida de rua Bangkok Khao San Road

 

Conheça a história e residência de Jim Thompson na Jim Thompson House.

O empreendedor americano Jim Thompson morou em Bangkok depois da Segunda Guerra Mundial, onde trabalhou para a inteligência americana e se apaixonou pela arte e cultura tailandesa. Ele se dedicou a reviver e desenvolver a indústria da seda da Tailândia. Em 1967, Jim Thompson desapareceu misteriosamente enquanto estava de férias na casa de um amigo na Malásia. Apesar de longas investigações o caso do seu desaparecimento nunca foi resolvido. Em Bangkok você pode visitar sua antiga residência, sempre em tours de grupo, e ver sua coleção de arte cambojana, porcelana chinesa, esculturas birmanesas, pinturas e móveis em uma casa tradicional tailandesa. Na casa tem um café, galeria com artesanato, demonstração de como se faz a seda e sua loja maravilhosa com produtos de seda, lenços, papelaria, roupa, acessórios de casa e muitas coisas lindas.
6/1 Soi Kasemsan 2, perpendicular a Rama 1 Road.
Das 9:00 – 17:00

o que fazer em Bangkok casa de Jim Thompson seda

o que fazer em Bangkok casa de Jim Thompson seda

o que fazer em Bangkok casa de Jim Thompson seda

 

Comer e comprar nos finais de semana no Mercado Chatuchak.

Frequentado por turistas e locais, o mercado Chatuchak, também conhecido como JJ Market ou Weekend Market é o epicentro das compras de Bangkok. A área é enorme, portanto você pode passar horas em apenas uma seção do mercado. Tem muitas lojas, muita gente e tem de tudo, então é pra comprar, mas também comer e fazer massagem. Negocie preços e peque um mapa pra poder ver de tudo. As ruelas são dividas em seções por diferentes tipos de produtos. Você chega lá facilmente de metro (BTS ou MRT). Tem caixas automáticos dentro do mercado.
Estação Mo Chit no BTS.
Sábados e domingos, das 9:00 – 18:00 (algumas barracas e lojas fecham às 20:00).

o que fazer em Bangkok mercado artesanato Chatuchak

o que fazer em Bangkok mercado artesanato Chatuchak

 

 

Fotografar e cheirar as flores do Mercado das Flores (Flower Market).

Se você ama flores como eu, vá ao Pak Khlong Talad ou Mercado das Flores. Você vai ver flores, principalmente orquídeas belíssimas, de todos os tamanhos e cores, frescas e vibrantes. A melhor hora é de manhã bem cedo ou de madrugada, depois da meia noite, mas em qualquer hora verá as belas e cheirosas flores. Pelos ótimos preços, vale a pena até pra decorar e perfumar o quarto do hotel ou surpreender sua namorada/esposa. Se você for bem cedo pode seguir até o templo Wat Suthat e ouvir os monges cantando.
Cidade antiga (Old City) – Rattanakosin (perto do templo Wat Pho).
Aberto 24hs.

o que fazer em Bangkok mercado das flores

o que fazer em Bangkok mercado das flores

 

 

Ver o estilo moderno tailandês no Siam Square.

Siam Square é frequentemente comparado com Camden Town ou Soho. Este é o mercado imobiliário mais caro de Bangkok, com complexos de lojas a céu aberto, onde pessoas estilosas e mais cool transitam, um bom lugar pra ver tendências e people watch.
Uma área grande, da Rama I Road até a universidade Chulalongkorn e da Phayathai Road até a Henri Dunant, é onde está o hotel Four Seasons e o Grand Hyatt Erawan.

 

Conhecer a importâncias das flores na cultura tailandesa no Museu de Cultura Floral (Museum of Floral Culture).

Outra novidade de Bangkok e uma adição à longa lista de museus da cidade. Fundado e administrado pelo artista floral mais importante da Tailândia, Sakul Intakul, esta casa colonial fala sobre a importância (e beleza) das flores na cultura tailandesa, seja no casamento, eventos da realeza, templos, oferendas, residências, etc. Eu conheci o Sakul lá no museu. Além de talentoso, é super simpático e tem um vasto conhecimento da cultura floral da Tailândia. Adorei o guia dele que você pode comprar no museu.
www.floralmuseum.com/
315 Samsen Rd., Soi 28, Yaek Ongkarak 13, Dusit. (eu fui de taxi).
De terça a domingo, das 10:00 – 18:00
(Fica perto do hotel que amo, o The Siam, minha dica é – almoce no hotel e vá no museu depois.)

o que fazer em Bangkok museu de cultura floral

 

 

Pra ver arte…

MOCA – Museu de Arte Contemporânea (Museum of Contemporary Art)

Parada obrigatória para amantes de arte, uma enorme coleção de pinturas e esculturas em cinco andares.
Fica perto do mercado Chatuchak, é melhor ir de taxi.
499 Moo 3 Vibhavadi Rangsit Road, Ladyao, Chatuchak.
De terça a domingo, das 10:00hs to 18:00hs

o que fazer em Bangkok museu de arte contemporânea

museu de arte contemporânea de Bangkok Tailândia

 

 

The Thailand Creative & Design Center – Centro Criativo e Design Tailandês

Este complexo de design fica dentro do shopping Emporium e tem uma variedade de lojas, restaurantes e exposições de design contemporâneo.
622 Emporium Tower, Sukhumvit 24 Road.

museus em Bangkok Centro Criativo e Design Tailandês

 

 

 

BACC – Bangkok Art & Culture Center

Os últimos 3 andares do prédio são salas de exposição que tem pintura, escultura, vídeo, fotografia, instalações as vezes performance. Outra parada obrigatória pra quem aprecia arte.
939 Rama 1 Rd, Pathum Wan, Siam.
De terça a domingo, das 10:00 – 21:00.

Galeria de fotografia:

Kathmandu Photo Gallery
Uma casa retrô aconchegante cheia de fotografias, livros e acessórios Ásiaticos.
87 Pan Rd, Silom, Bang Rak. Em frente ao templo hindu. Estação BTS: Surasak.
De terça a domingo, das 11:00 – 19:00.

galerias de arte fotografia Bangkok

Galerias de arte contemporânea:
(são todas uma perto da outra)

Maya’s Secret Gallery
653, Baan Silom, room B1, Silom 19 Road, Silom.

galerias de arte contemporânea em Bangkok

 

Artery Post Modern Gallery
2/2 Silom Soi 19, Silom Rd, Silom.

galerias de arte contemporânea em Bangkok

 

Thavibu Gallery
The Silom Galleria, 308 919/1 Silom Road, Silom.

galerias de arte contemporânea em Bangkok

 

Pra se cuidar, se mimar, se desenvolver…

Bangkok, apesar de ter um trânsito infernal, prédios altos, rios poluídos, pobreza e sujeira, também tem um lado espiritual respeitável e é um centro mundial holístico.

templos budismo Bangkok Tailândia aonde fazer meditação em Bangkok

 

Não saia de Bangkok sem fazer algumas massagens.

O Instituto de Massagem Tradicional Tailandês (Insitute of Thai Traditional Massage), como parte do templo Wat Pho tem aulas e serviços de massagem, mas esta quase sempre cheio.

Todos os hotéis de luxo tem SPAs com tratamentos de altíssima qualidade, reserve um horário, mas você também pode fazer massagem pelas ruas de Silom, Khao San Road ou em SPAs urbanos.

o que fazer em Bangkok aonde fazer massagem em Bangkok

 

Pra aulas de meditação, tem aulas e retiros nos templos Wat Mahathat, Wat Suan Mokkh e Wat Khao Tham. Não cheguei a fazer aula nestes templos, mas foram as recomendações dos meus amigos tailandeses.

budismo oferendas templos Bangkok o que ver em Bangkok

 

Ver a vida como ela é e não gastar nada no Parque Lumpini.

O Parque Lumpini é um centro de tranquilidade, ar puro e natureza no meio da cidade. Este é o lugar perfeito pra fazer caminhada, ver pessoas praticando ioga e tai chi ou simplesmente sentar e ver a natureza. O nome é em homenagem ao local onde Buda nasceu no Nepal e tem uma variedade de fauna e flora.
Estações do MRT: Lumpini e Silom.

 

 

Tomar um chá inglês no hotel Mandarin Oriental.

Já comentei sobre o charme do Mandarin Oriental aqui, um dos hotéis mais tradicionais e históricos de Bangkok. No Authors’ Lounge você degusta chá e doces em um lindo ambiente.

chá da tarde no hotel Mandarin Oriental Bangkok o que fazer em Bangkok

 

Pra quem gosta de cozinhar e comer…

Aula de culinária beneficente Cooking with Poo. Contei tudo sobre esta aula que é fácil, divertida e ajuda moradores da maior favela de Bangkok aqui.

aula de culinária beneficente em Bangkok Cooking with Poo favela

 

Outra aula de culinária que me recomendaram, mas não cheguei a fazer foi a Blue Elephant Cooking School.
233 South Sathorn Road.

 

Pra passar o dia fora da cidade…

Ayutthaya, a antiga capital do reinado de Siam, é um complexo de templos antigos a 80 quilômetros de Bangkok. A cidade é o cenário perfeito pra fotografar, a la Angkor Wat, nas devidas proporções. Eu fui com serviço de guia e carro.

Ayutthaya 2

 

 

Pra comprar a preços ótimos e adquirir peças lindas…

Mercado Chatuchak

Mercados Flutuantes

Mercado Banglamphu

Siam Square

Jim Thompson House

Shoppings:
Siam Paragon, veja a loja Paragon Passage.

Shopping Emporium, veja a loja Exotique Thai.

 

 

Comer, comer e comer

Bangkok é uma cidade gastronômica e conhecida por sua comida de rua. Portanto, coma como um local. Localizada entre a Índia e a China, a Tailândia  oferece especiarias diversas de toda a Ásia. Pra mim, é uma das culinárias mais deliciosas do mundo. Bangkok tem do mais gourmet e requintado ao mais simples, pé sujo e ainda sim delicioso. Temperos, ervas, mariscos, carne, saladas picantes, sopas apimentadas, curries de todas as cores. Mergulhe nas iguarias tailandesas, você não se arrependerá.

comida de rua em Bangkok aonde comer em Bangkok

comida de rua em Bangkok aonde comer em Bangkok

E no quesito gastronomia, não se limite a restaurantes! Uma parte cultural importante é comer na rua. Alguns lugares pra comer na rua são Chinatown, Marcado Chatuchak, Mercado Nang Leong, rua Sukhumvit, rua Khao San e adjacências.

(Vou preparar outro post só sobre restaurantes e comida de rua de Bangkok, porque a lista é longa.)

 

bangkok tuk tuk o que fazer em Bangkok

templo monges budistas o que fazer em Bangkok

 

Quando ir a Bangkok

A época mais fresca é de novembro a fevereiro. De abril a julho é muito quente. Evite a época de chuva que é de maio a outubro.

Se for na época de chuva, não esqueça de levar um bom guarda chuva de bolsa e uma capa de chuva, porque Bangkok é um entra e sai de taxi e muita caminhada.

Outra dica – leve uma mala vazia porque os preços na Tailândia são ótimos e tem coisas lindas pra comprar – artesanato, seda, roupa, esculturas, bolsas, panos… É literalmente de enlouquecer! Até os que não compram muito saem com alguma coisa de lá.

 

5 thoughts on “o que fazer em Bangkok, Tailândia

  1. OLÁ! ESTOU INDO TAMBÉM PARA A TAILÂNDIA! VOCÊ CHEGOU A ESCREVER O POST SOBRE DICAS DE RESTAURANTES NA TAILÂNDIA? PODERIA ME INDICAR ALGUNS RESTAURANTES? OBRIGADO E ESTOU SEGUINDO TODAS AS SUA DICAS PARA MONTAR A MINHA VIAGEM! PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


+ 6 = twelve

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>