arte

museus e galerias de arte em Istambul

Arte, em Istambul, pode ser apreciada em nos locais mais variados – dentro de prédios antigos, em ruas movimentadas, em antigos galpões, galerias minimalistas. De tudo um pouco – arte turca, moderna, internacional, multidisciplinar.

Aqui vão alguns dos meus endereços preferidos em Istanbul para ver e apreciar arte:

 

Istanbul Modern

O Istanbul Modern é o museu mais proeminente de arte moderna e contemporânea da cidade, em um antigo deposito marítimo. Por isso, galerias menores vem brotando nas redondezas e a Bienal de Istambul acontece ali do lado. O museu tem uma coleção permanente contando a historia da arte moderna turca e exposições importantes como a de Steve McCurry e a que vi nesta última visita, de arte urbana do artista Burhan Doğançay.

O restaurante/café do museu é outra atração, com uma vista incrível do Bósforo e da cidade.

Meclis-i Mebusan Caddesi. Liman İşletmeleri, Sahasi Antrepo 4, Karaköy
Preço: 15 liras turcas
de terça a domingo, das 10h00 – 18h00; quinta das 10h00 – 20h00

 

Arter

Esta galeria se intitula como um “espaço para arte” e assim é. Ela fica em uma mansão reformada na movimentada rua Istiklal Caddesi, expondo arte turca e as vezes internacional. É mais um estúdio e galeria do que museu, com instalações diferentes. Tem uma galeria “irmã” em Berlin, a Tanas, então já viu, né? Está por dentro de tudo que é mais hype na arte moderna.

Istiklal Caddesi, Beyoğlu, +90 212 243 3767
Entrada gratuita
de terça a quinta, das 11h00 – 19h00, de sexta a domingo, das 12h00 – 20h00

 

Galerist

A Galerist ficava no prédio do rooftop bar 360 mas museu recentemente de endereço, em um prédio do lado do Pera Museum. A coleção é bem variada, com peças de moda, fotografia, escultura, pop art, com decoração bem clean e iluminação forte. Não é pra todo mundo, tem artes espalhafatosas, coloridas e for a da casinha, mas tudo se vê extremamente cool.

Na saída aproveite e conheça um café que adoro, na entrada do prédio, o Auf.

Meşrutiyet Cad. No: 67/1 Beyoğlu
entrada gratuita
de segunda a sexta, das 10h00 – 18h00, sábado das 12h00 – 18h00

 

 

Galeri Nev

Esta galeria fica em um prédio antigo no novo distrito de arte de Istambul – Beyoglu, que tem várias galerias e o rooftop bar 360 na cobertura. Também tem uma variedade de peças – gravuras, pinturas, instalações, com um gosto refinado, menos “louco”.

Istiklal Caddesi 163, Misir 5o andar, Beyoğlu
Entrada gratuita

 

 

Pera Museum

Também nas redondezas de Beyoglu, este museu, parada obrigatória na vida cultural de Istambul tem uma coleção de pinturas orientais, azulejos Otomanos, mas sempre tem exposições temporárias com artistas renomados como Picasso, Botero, Chagal. São vários andares, percorra de cima para baixo. A arquitetura do prédio já uma atração em si.

Meşrutiyet Caddesi 65, 34443 Tepebaşi, Beyoğlu
Entrada: 10 liras turcas
de terça a sábado, das 10h00 – 19h00, domingo das 12h00 – 18h00

 

 

Yapi Kredi Kultur Merkezi

Um centro cultural dentro de um banco, que também tem uma editora, restaurante e livraria. O prédio já um atrativo, suba as escadas apreciando a arquitetura. As salas de exposição são ecléticas, com peças as vezes difíceis de entender.

Istiklal Caddesi 161, Beyoğlu
Entrada gratuita
de segunda a sexta, das 9h00 – 22h00

 

 

Nesrin Esirtgen Collection

Fundada por uma colecionadora de arte, esta galeria é recente, fundada em 2011, com o desejo de Nesrin Esirtgen de compartilhar suas peças com o público e ser uma “advocate” da arte turca. As peças são em sua maioria de arte contemporânea turca.

Istiklal Caddesi Mısır Apartmanı No.163 D.17
Entrada gratuita
de terça a sexta das 11h00 – 18h30

 

 

SALT

Uma proposta inovadora que iniciou em 2011 com planos de ser a maior galeria de arte da Turquia. Não é museu, nem uma galeria, per se, mas uma instituição de inovação e arte com muitos eventos, desde exposições, até conferencias internacionais, com projetos e pesquisas, biblioteca e coleção de arquivos aberto ao público. São 2 prédios:

SALT Beyoğlu na rua İstiklal Caddesi, e SALT Galata, na rua Bankalar Caddesi em Karaköy.

O prédio na rua Istiklal Street é do século 19, foi renovado e hoje abriga exposições, arquivos, o café Bistro, uma livraria linda, um cinema pequeno e um restaurante na cobertura com terraço e vista incrível, projeto do arquiteto Fritz Haeg. Simplesmente imperdível.

İstiklal Caddesi No. 136 - Beyoğlu
entrada gratuita
de terça a sábado, das 12h00 – 20h00, domingo das 10h30 – 18h00

 

2 thoughts on “museus e galerias de arte em Istambul

  1. Adorei o post, valeu as dicas! (afinal adoro um museu) Me diz só uma coisa: em que mês (estação do ano) vc viajou para lá? Estou querendo ir no inverno, será que perco muita coisa por causa do tempo?

    • oi Simone! eu já fui em junho, em julho e agora em agosto. mas recomendo ir em setembro ou outubro quando está mais fresco e menos cheio. abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


four × = 12

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>