barcelona

meus bares de tapas preferidos em Barcelona

Não tem melhor maneira de viver (sim, viver e não só comer) a cozinha e a cultura boêmia de Barcelona do que em um bar de tapas.

(Entre um chopp e um vinho, prove uma cerveja Alhambra geladinha.)

(E uma seleção de frios, un plato de jamón y quesoy pan con tomate. Aliás, peça tudo, olhe no bar e vá apontando, é tudo tão bom.)

A tarde começa a cair, as pessoas saem do trabalho, da casa, das universidades e fazem o movimento até os bares de tapas da cidade.

A variedade é incrível e o estilo também. Tem os mais modernosos com design e decoração de ponta, tem os pequeninos em ruelas estreitas, tem os que são administrados por uma família a décadas, e por aí vai.

Então aqui estão alguns dos meus bares de tapas preferidos em Barcelona.

¡Venga, va!

¡Salud!

 

El Xampanyet
Carrer Montcada 22

Juan Carlos mostrando as anchovas que tinham chegado

Meu bar preferido de Barcelona, sem dúvida. Administrado por uma família super simpática, Juan Carlos, o dono então, é um amor de pessoa. Fica numa ruela de chão de pedra, perto do Museu Picasso. O bar enche rápido, de locais e turistas que já o descobriram e tem um astral delicioso. Decorado com azulejos, frases engraçadas, mesinhas apertadas, é a cultura de Barcelona em forma de bar. As tapas são deliciosas, caña (chopp) super gelada e garrafas de cava passando. Bom, bonito, barato e autêntico.

 

Cerveceria El Vaso de Oro
Calle de Balboa, 6

Tido como o melhor chopp da cidade (tirado da melhor forma do barril), não tem como não pedir una caña, por favor. Fica perto da Barceloneta, numa rua mais escondida, portas de madeira que guardam um bar estreito, que você tem que passar pedindo licença pra ir ao banheiro. Chegue cedo ou então vai esperar em pé por uma mesa ou encoste no bar pra pedir suas tapas y cañas. Pratinhos deliciosos a ótimos preços e chopp gelado.

 

Pinotxo Bar no Mercado Boqueria
Rambla de Sant Josep, 9

O Pinotxo fica dentro daquela maravilha de Barcelona – o Mercado da Boqueria. Pequeno, espremido, onde você tem que ficar de olho por um banco pra sentar, você é sempre bem recebido pelo dono, Juanito Bayen, uma simpatia, sempre bem uniformizado com seu colete e gravata borboleta. Juanito não poupa sorrisos e sempre sugere o que pedir pra comer depois que você já pediu sua caña. No Pinotxo você pode comer a qualquer hora – café, almoço, jantar. Mas o que adoro é o chopp com algo para picar. Juanito vai te perguntar “carne o pescado?”, responda e confie. O Pinotxo não é só pelas tapas, é pelas pessoas, as que te servem, as que entram e saem. E mais, Anthony Bourdain também provou a aprovou.

 

 

Lolita Tapería
Carrer de Tamarit, 104

Foto: divulgação

O antigo Inopia virou o Lolita, mas continua com suas tapas deliciosas. Aqui você acha os pequenos pratos tradicionais e mais algumas invenções. Croquetas, patatas bravas, aioli, queijos, trufas… Vinhos, cervejas, chopp, tem de tudo. Aqui você já vai ver mais turistas num ambiente bem descolado, mas ok, tá valendo.

 

 

Bar Mut
Carrer Pau Claris, 192

Foto

Um bar relativamente novo, mas que parece antigo graças à decoração com antiguidades que os donos escolheram a dedo. O menu é sazonal que você encontrará diariamente no quadro negro. Atum, foie gras, cogumelos, risotto, carnes, dá uma dúvida danada. Tem uma variedade de drinques, mas eu acabo ficando no chopp mesmo. Preços mais caros que os outros bares que citei acima.

 

 

Paco Meralgo
Carrer Muntaner, 171

Foto

Mais do que um bar de tapas, este tem um ar mais gourmet. As tapas são mais elaboradas e criativas, então não é o bar de tapas tradicional, baratinho, com guardanapos caindo das mesas. Este é mais arrumadinho, mais pretensioso e por isso tem uma gastronomia mais show off e é mais caro. Foodies de plantão vão adorar. Aqui eu já iria com um vinho tinto no lugar da cerveja. E tem que reservar.

 

 

Tapas 24
Carrer Diputació, 269

Foto

Outro bar de tapas gourmet. O chef Carlos Abellan, que passou pelo El Bulli, é o dono do delicioso restaurante Comerç 24. As tapas são feitas com os melhores ingredientes, frescos, claro, mas tudo elaborado. Até o misto quente tem trufas negras, veja bem.

 

 

Bar Cañete
Carrer de la Unió, 17 (perto de Las Ramblas)

Foto

Em pouco tempo o autêntico Bar Cañete ficou famoso não só no Raval, mas em Barcelona. O ambiente é Andaluz e as tapas são as típicas. A carta de vinhos acompanha muito bem as tapas bem elaboradas.

 

 

2 thoughts on “meus bares de tapas preferidos em Barcelona

  1. Quando estive na cidade experimentei o Tapas 24 e foi o meu favorito. Reconheci o vaso de oro pela foto: fiquei com vontade de entrar mas no dia não deu tempo! Se soubesse que servem um dos melhores chopp da cidade teria dado um jeito! rs
    nao tinha visto o novo layout teté: está lindo e delicado! Parabens!
    bjus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


9 + five =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>