compras

mercados de rua de Paris

Quer viver como Parisiense por um dia?

Sentir o dia a dia dos locais em Paris?

Então visite os marchés (mercados) da cidade e aproveite para observar as pessoas, ver como o povo se veste, o que compra, como bate papo, comer deliciosamente, comprar presentes e objetos de decoração inesquecíveis e praticar o francês.

On y va?

 

Marché des Enfants Rouges

Meu mercado favorito em Paris. Não é longe, tem comidas maravilhosas e uma loja de fotografias antigas que é um tesouro escondido. Esta loja de fotografias antigas é uma das minhas lojas preferidas de Paris, consigo ficar horas lá. Fico pensando aonde o dono acha tanta foto antiga de pessoas. Você certamente encontrar lá alguma foto pra trazer de souvenir.

É também o mercado coberto mais antigo de Paris, dando vida ao Marais. Tem restaurantes de comida étnica: oriental, árabe, africana, afro-caribenha. Meu favorito é o marroquino.

39 rue de Bretagne – 3eme (entre na rue Charlot)
metro: République, Filles de Calvaire
terça a quinta: 9h00 – 14h00 e 16h00 – 20h00
sexta e sábado: 9h00 – 20h00
domingo: 8h30 – 14h00

 

 

Marché Saxe-Breteuil

Foto

Um mercado a céu aberto, em frente a Torre Eiffel, com uma variedade imensa de produtos – tem frutas e verduras frescas, roupas, utensílios de cozinha, tapetes, objetos de decoração e bungingangas.

Avenue du Saxe
metro: Segur
quinta 7h00 – 14h30 e sábado 7h00 – 15h00

 

 

Marché Rue Montorgueil

Uma rua peatonal ótima para comprar comida, principalmente queijos. Fica no coração de Les Halles e um dos mercados gastronômicos mais tradicionais da cidade. A rua é cheia de lojas de comida, quase provinciano, dando um ar pitoresco à cidade grande. Tem também muitos bistros, boulangeries e patisseries.

rue Montorgueil
metro: Etienne Marcel
terça a domingo: 8h00 – 19h30

 

 

Marché aux Puces St-Ouen de Clignancourt

Foto

Mercado de pulgas mais famoso de Paris, que na verdade é uma junção de vários mercados de pulgas juntos, então é enorme! Antiguidades, acessórios e roupas vintage, objetos de decoração, souvenirs e muitas bugingangas. É pra passar horas fuçando, barganhando, olhando, conhecendo. O mercado começa com vendedores de roupas baratas na Avenue de la Porte de Clignancourt, mas vai ficando melhor pela Rue des Rosiers. Segunda é o dia mais vazio. Ah, é longe da cidade…

Av. de la Porte de Clignancourt, 18eme
metro: Porte de Clignancourt
Sábado – segunda: 9h00 – 19h00

 

 

Marché de Montreuil

Foto

Outro mercado de pulgas, menos conhecido que o de St Ouen. Um mercado meio brechó, ou seja, tem que procurar bastante pra achar coisas legais, mas dá pra achar peças Chanel e Yves Saint Laurent, mas tem que procurar. Muita coisa vintage. Só vá se estiver com paciência. Segunda é o dia mais vazio.

Avenue de la Porte de Montreuil, 20 eme
metro: Porte de Montreuil
sábado a segunda: 7h00 – 19h00

 

 

Marché Richard Lenoir

Foto: John Brunton

É um típico “marché volant” dos bairros de Paris, daqueles mercados, tipo feira de bairro, que são armados 1-2 manhãs por semana. Aos domingos pela manhã no boulevard Richard Lenoir, muitas barracas de comida são armadas, começando na Place de la Bastille, cheios de produtos gourmets para gourmands. Queijos e vinhos e fatalmente terá uma sanfona tocando. Quer mais Paris do que isso?

Boulevard de la Bastille at Breguet-Sabin - 11eme
metro: Bastille
quinta e domingo de manhã

 

 

Marché Biologique de Raspail

Foto

Mercado de produtos orgânicos aos domingos. Você encontra não só frutas e verduras, mas pães, doces, queijos, vinhos, além de lenços, sabonetes, peças de crochê, medicina alternativa, etc.

Boulevard Raspail – 6eme, (entre a Rude de Rennes e a Rue du Cherche-Midi)
metro: Rennes
domingos: 7h00 – 15h00

 

 

Marché aux Fleurs et aux Oiseaux

Mercado de flores e pássaros, super tradicional. Fica na Île de la Cité e tem bastante turistas, mas locais também. O mercado das flores fica aberto todos os dias.

Place Louis Lépine – Île de la Cité – 1er
metro: Sentier
todos os dias: 9h00 – 18h00

 

 

Marché de la Creation Edgar Quinet

Um mercado de arte, com pinturas, esculturas, colagens, muita coisa linda. Obras de arte simples e outras mais rebuscadas, por isso tem de alguns euros até alguns mil euros.

Boulevard Edgar-Quinet
Metro: Edgar Quinet
domingo 11h00

 

 

E vi no blog Direto de Paris da Re Inforzato, a dica de outro mercado:

Marché du Sud-Ouest

Fotos: Renata Inforzato

Este mercado acontece uma vez por ano, em setembro. É um mercado de comida e bebida do sudoeste da França, onde muitos pratos usam o pato. Outros guloseimas que você encontra lá são: foie gras, escargots, conservas, frutas, chocolates, doces, queijos, cervejas, vinho e Armagnac (bebida típica da região).

Quai de Montebello, nas margens do Sena, em frente à Notre Dame
como só acontece 1 vez por ano, tem que pesquisar a data, sempre em setembro

 

6 thoughts on “mercados de rua de Paris

  1. Que post maravilhoso!!! Lindas fotos, texto que nos faz viajar… Não vejo a hora de conhecer o Marché des Enfants Rouges, já está na lista de prioridades da próxima viagem!!! Adoro comprar fotos antigas e ficar imaginando as histórias que se perderam ( e se criam) com aquelas imagens! Obrigado pelo post, extremamente útil!!! Não consigo imaginar uma viagem sem visitar os mercados. Na minha opinião, um dos melhores lugares para se conhecer a alma de uma cidade. Compartilho contigo um video dos meus mercados favoritos na minha primeira visita a Paris. Não vejo a hora de conhecer estes outros! http://vimeo.com/34122043 Abraço!! :)

  2. Fiquei hospedado na Montergueil e aos domingos a rua fica ainda mais charmosa e interessante. Se torna um verdadeiro mercado a céu aberto, com os produtos nas calçadas e bastante movimento. Ótimo programa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


× two = 2

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>