australia

Melbourne, onde todas as tribos se encontram em bares incomuns

Cidades com bairros distintos, diferenciáveis e cheios de individualidade me atraem. É como se várias pequenas cidades se juntassem pela energia maior da urbe que as abriga. Nova York, Paris e Londres indiscutivelmente tem este aspecto multicultural, multicolorido, multiurbano. E Moulbourne também. Nas devidas proporções.

o que fazer em Melbourne AustraliaQuando penso em cidades que aprecio verdadeiramente, percebo que são aquelas que têm bairros onde você pode passar um final de semana inteiro nele, explorando incansavelmente e não deixa de fazer pequenas (e grandes) descobertas aprazíveis.

Sem muito glamour, apesar de ser uma cidade extremamente europeia, Melbourne me cativou pelos cafés, pequenas lojinhas criativas, arte urbana por todos os lados, uma intelectualidade despretensiosa, rasgos de arte e design em diferentes regiões e a arquitetura contrastante.

o que fazer em Melbourne Australia

Da vida hipster à vida glam, das ruas lotadas ao silencio enervante, da arquitetura vitoriana às linhas retas, você nunca sabe ao certo com o que pode se deparar na cidade.

Descolada. Foi como eu continuamente chamava Melbourne ao andar pela cidade. Tem alguma coisa no ar, na vibe da cidade, meio inconformista, meio cool sem querer ser. Hipsters, executivos, estudantes, grafiteiros, trendsetters, artistas e nerds frequentam os mesmos bares e cafés. Cada um com sua rotina, sua busca, mas todos apreciam o incomum, que pode ser encontrado em um bar feito de containers ou no meio do rio Yarra.

Section 8 – bar feito de containers.
27-29 Tattersalls Ln, Melbourne VIC 3000, Austrália
+61 430 291 588

foto: divulgação

foto: divulgação

Ponyfish Island – bar no meio do rio.
Southgate Pedestrian Bridge, Melbourne

o que fazer em Melbourne Australia

Quando penso nas cidades que gosto, percebo que elas também são fáceis e gostosas de percorrer a pé. Explorar ao compasso do meu passo é o meu ritmo de escolha. Pra ter liberdade de parar e fotografar, entrar em uma livraria, uma lojinha colorida, observar o rio passar, o pôr do sol, tomar um café e ver como o povo anda e se comporta naquele lugar. Melhor ainda se tiver a segurança de Melbourne. Mas pra quem não se hospeda no centro da cidade (como eu, que fiquei em St. Kilda) e pra deslocamentos maiores tem o tram, o bonde que funciona perfeitamente. Só não esqueça de comprar o cartão e colocar recarga nele em qualquer loja de conveniência.

o que fazer em Melbourne Australia

o que fazer em Melbourne Australia

Melbourne é uma cidade de ambição e propósito. Cidade grande sim, mas não é nenhuma São Paulo ou Nova York. Cheia de personalidade, relaxada, de mente aberta, ela exala uma excelente qualidade de vida que (se você, como eu, tenta se imaginar morando em cada cidade que pisa) te deixará cheio de anseios e divagações.

Com uma variedade incrível de programas culturais e gastronômicos, destacando as indústrias da moda, design e culinária que vêm desabrochando na cidade, não há viajante urbano que não a aprecie. Sem contar com a obsessão por cafés, cada um mais convidativo que o outro.

O Central Business District (CBD) de Melbourne, ou centro comercial da cidade, é um conjunto de ruas que misturam prédios vitorianos com arranha céus. Andando a beira do rio Yarra, há de tudo um pouco – bares, restaurantes, cafés, museus, grafite e pianos te convidando a tocar.

o que fazer em Melbourne pianos de rua play me I'm yours street pianos

o que fazer em Melbourne pianos de rua play me I'm yours street pianos

Esta é uma região da cidade que é efervescente durante o dia, mas fica mais silenciosa durante a noite.

A Collins Street é onde ficam boutiques de luxo e lojas de grife.

Para os sedentos por cultura, o distrito das artes tem muito a oferecer. O Arts Centre Melbourne com sua arquitetura esguiamente moderna, tem uma agenda sempre interessante. A National Gallery of Victoria tem grandes exposições e o Australian Centre for Contemporary Art (ACCA) é a galeria de arte contemporânea mais importante da cidade.

Arts Centre Melbourne
100 St Kilda Rd

o que fazer em Melbourne Arts Centre distrito das artes museus em Melbourne

Australian Centre for Contemporary Art
111 Sturt Street, Southbank

o que fazer em Melbourne Australia museu de arte contemporanea

foto: divulgação

 

National Gallery of Victoria
180 St Kilda Rd

o que fazer em Melbourne distrito das artes museus em Melbourne

o que fazer em Melbourne Australia museus

Pra quem gosta de design, vale a pena conhecer a exposição que fui – Melbournenow.

Para os foodies, olhar, provar e fotografar corredores de comida nos mercados históricos de Melbourne é uma atração. Vinhos, queijos, azeitonas, carnes, tudo para você fazer um piquenique ou só se divertir interagindo com os vendedores e fazendo um lanche.

Victoria Market 
Corner of Victoria St and Elizabeth St, Melbourne

o que fazer em Melbourne Australia mercados Queen Victoria Market

South Melbourne Market
322-326 Coventry St, South Melbourne

Se der tempo e $, a marca australiana de beleza Aesop tem um spa urbano com tratamentos e produtos cheirosos.

Aesop spa
153 Toorak Road

o que fazer em Melbourne Australia Aesop spa

foto: divulgação

 

Melbourne, como Sydney, também tem parques vastos e verdes, como o Royal Botanic Gardens.

o que fazer em Melbourne Australia parques Royal Botanic Gardens

 

Para a ver a cidade de cima, a Eureka Tower tem um observatório a 300 metros de altura.

Eureka Tower
7 Riverside Quay, Southbank

No centro, além dos marcos importantes como Federation Square, Forum Theatre, Manchester Unity Building, Melbourne Athenaeum Library, Melbourne Town Hall, tem caminhos alternativos para ver a vida como ela é em Melbourne.

o que fazer em Melbourne Australia

o que fazer em Melbourne Australia

o que fazer em Melbourne Australia

o que fazer em Melbourne Australia

A estação do tram Flinders Street, por exemplo, tem uma passagem subterrânea com lojas e cafés.

Flinders Lane é um endereço cheio de lojas, bares, restaurante e galerias, assim como a Degraves Street, que é um reduto para foodies, mas também tem lojas e a livraria infantil The Little Bookroom que adorei. Centre Place também tem esse ar descontraído, gostoso de andar e ver o comércio interessante.

The Little Bookroom
5 Degraves St, Melbourne VIC

little book worm

 

Melbourne é cheia de “arcades” ou galerias comerciais com restaurantes ao ar livre, cafés aconchegantes e lojas, cada uma com seu estilo e charme, como a Centreway Arcade, com lojas de grife, a The Block Arcade, desenhada como a Galleria Vittorio Emanuele de Milão e a Royal Arcade, com sua variedade de lojas.

o que fazer em Melbourne Australia royal arcade melbourne

Centreway Arcade (lojas e livrarias)
259 Collins Street

The Block Arcade (pra quem gosta de chá, experimente o The Hopetound)
280-292 Collins Street

The Royal Arcade (você pode desenhar seu próprio doce no Suga)
331-339 Bourke Street

Mas não é só em Melbourne que as coisas acontecem. Os subúrbios como Prahran e St. Kilda também têm muita vida cultural.

Outro lugar para os foodies é o Prahran Market, cheio de produtos frescos (fechado nas segundas e quartas).

St. Kilda é onde você pode ver o mar, andar na beira da praia, fazer kite surfe e fugir da loucura da cidade. Aos domingos tem um mercado de artesanato, o Sunday Crafts Market. De noite, andando pelo píer, você pode ver pinguins (nós vimos um!).

o que fazer em Melbourne Australia St Kilda praia

o que fazer em Melbourne Australia St Kilda praia

o que fazer em Melbourne Australia St Kilda praia

o que fazer em Melbourne Australia St Kilda praia

Outra alternativa para fugir da cidade é fazer um day trip para a Yarra Valley, visitando vinícolas e fazendo degustação de vinhos, mas este vale merece um post só pra ele.

Vamos lá, perfeita ela não é. Cara e com as características de uma cidade importante de um país, Melbourne tem seu trânsito e seus horários pico de gente circulando. Mas é limpa, organizada e tem uma vida cultural vibrante. Ela é uma daquelas cidade que você pensa – deve ser interessante morar aqui.

Comments are closed.