arte

MAR – Museu de Arte do Rio

Semana passada, quando o Rio de Janeiro completava 448 anos, fui convidada para a inauguração de um grande patrimônio cultural que a cidade recebeu e presenteia a população – o Museu de Arte do Rio.

Propriamente e poeticamente batizado de MAR, o museu demonstra o início da grande expansão e revitalização da zona portuária do Rio.

Foto: divulgação

São dois prédios – um com fachada antiga, o Palacete D. João VI, onde é o museu propriamente dito, com as exposições distribuídas em oito salas em quatro andares. O outro prédio, moderno, é a Escola do Olhar, uma escola de arte.

A iluminação dos prédios é a alma do museu, com sua imponente onda em cima, conectando educação e arte.

Que tipo de arte você encontra no Palacete Dom João VI?

Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Ismael Nery, Di Cavalcanti, Kandinsky, Ligya Pape, Hélio Oiticica, Antônio Dias, Lygia Clark, Tunga, Ernesto Neto, Di Cavalcanti, Alejadinho, Raul Mourão, Burle Marx, Iberê Camargo, Pancetti, Eliseu Visconti e Taunay.

Ernesto Neto


As exposições atuais são:

“Uma Paisagem em Construção”, com obras de Tarsila do Amaral e fotos de Lasar Segall, mostrando o crescimento e desenvolvimento do Rio ao longo do tempo.


“O Colecionador: Arte Brasileira e Internacional na coleção Boghici”, com um mosaico da história brasileira no século XX.

“Vontade Construtiva na Coleção Fadel”, com obras dos movimentos da pós-modernidade no Brasil.

“O Abrigo e o Terreno”, falando das mudanças na ocupação urbana e do direito à moradia.

O Abrigo e o Terreno é diferente de tudo, com instalações sobre a dinâmica da sociabilidade.

Gostei muito da maquete de livros do grupo paulista Dulcinéia Catadora, um coletivo que faz livretos com capas de papelão, pintados à mão, bem coloridos, lindos pra decorar minha sala. O grupo também faz instalações, dá oficinas e realiza intervenções urbanas.

A maquete do Projeto Morrinho também é genial, na elaboração, mensagem e simbologia.

Parabéns, Rio! E obrigada por este belo presente.


Entrada custa R$ 8,00

Horário: 10h às 17h, de terça a domingo

MAR – Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5 – Centro
Rio de Janeiro – RJ

 

One thought on “MAR – Museu de Arte do Rio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


+ one = 9

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>