argentina

livraria El Ateneo, Buenos Aires

Era uma vez um teatro, que virou cinema, que virou livraria. Essa é a breve história da livraria El Ateneo na Avenida Santa Fe em Buenos Aires.  A livraria mais deslumbrante que já vi. Se em outras livrarias eu passava toda a tarde, nessa eu passaria toda a vida.

Em que outro lugar do mundo você pode andar por um teatro, olhar pra cima e ver pinturas lindas, garimpar por obras de Neruda, Isabel Allende, Saramago, Borges, procurar um CD de Joaquin Sabina, Silvio Rodrigues ou até mesmo Paco de Lucía, sentar na plateia onde Carlos Gardel, ícone do tango já fez performances, tomar um cortado ou um chá?

Em 1919 surgia o Teatro Grand Splendid, claro, era grand e splendid, construído por Mark Glucksmann, que também era proprietário da gravadora que lançou Carlos Gardel. Em 1926 o teatro virou cinema e foi um dos primeiros a exibir filmes sonorizados. No ano 2000 virou livraria, mas não perdeu nada do seu charme.

Pra quem ama livrarias (como eu), Buenos Aires é a cidade. A capital argentina tem mais livrarias que todo o Brasil. Dá pra acreditar?

Livraria El Ateneo
Av. Santa Fe, 1.860 – Buenos Aires, Argentina
www.tematika.com.ar.

2 thoughts on “livraria El Ateneo, Buenos Aires

  1. Caramba… venho lendo seu blog há alguns dias a espera de um bom motivo para comentar e parabenizá-la por ele… Achei… to preparando um mochilão entre o Uruguay e o Chile, cuja principal e maior parada seria Buenos Aires… e já to quase achando motivo para separar pelo menos metade da viagem para a cidade… Livros.. livros… e mais livros… pelo jeito, o difícil será conhecer outras atrações da cidade… bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


− one = 5

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>