africa

histórias de Maputo

Raquel, a cozinheira do Mercado do Peixe que preparou a refeição mais deliciosa de Maputo até agora ficou encantada ao me ver entrar na sua cozinha pra agradecer aqueles camarões, lulas, peixe e ameijoas. Ela disse que tem um cliente brasileiro que quer levá-la para o Brasil, também encantando com seus temperos. Ao se despedir disse “quem sabe a próxima vez que nos vemos não é num restaurante no Brasil?”

 

Miguel, vendedor de peixe do Mercado de Peixe, ao me ver tirando fotos, pediu que eu tirasse uma foto dele. Perguntou de que cidade eu era no Brasil. “Salvador” respondi. “Ah, então somos parentes. Temos até o mesmo colonizador. Somos parecidos, verdade” disse Miguel. “Sim, somos mais parecidos do que imaginam” respondi.

 

Pedi pra tirar fotos da vendedora de camarão. Quero levar lembranças para o Brasil, falei.  Fique a vontade, disse a vendedora. “Quer camarões?”, perguntou ela. Já comprei, querida, vou comer agora ali do lado. “Da próxima vez você compra comigo?” perguntou. “Com certeza.” respondi. “Ei de voltar”.

 

Depois de um papo sobre a diferença entre a pimenta malagueta, a piri piri e a sacaninha, perguntei ao vendedor de pimenta do Mercado Municipal se podia fotografar suas pimentas. Ele respondeu com um sorriso alvo e verdadeira “a minha preferência, senhora, é que você compre a pimenta”. E não é que compramos? Amando a pimenta piri piri e me sentindo na Bahia.

3 thoughts on “histórias de Maputo

  1. que saudades!! seus posts estao muito legais :)

    olha, a comida de lá nem é essas coisas, mas um dos lugares que eu adorava ir era o escorpião, na baixa. sobretudo no fim de semana, é entupido de familias mocambicanas comemorando aniversarios, formaturas, datas especiais. fui pouco, mas sempre valeu pela observacao antropologica…

    e tem o esplanada que era quase um point para o almoco de sabado, bem local também.

    vou parar que to ficando com mais saudade :õ)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


nine × = 81

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>