Ásia

Gili Trawangan, uma pequena ilha perto de Bali

Bali tem praias maravilhosas, sim, mas tem muitos turistas que dão uma esticadinha até as vizinhas ilhas Gili, atraídos pela água turquesa límpida e morna – o paraíso. Muita gente também vai até lá pelos corais e tartarugas que fazem o mergulho e snorkel um lindo passeio subaquático. Mas também tem a tranquilidade de andar de chinelo por ruas de terra, sem carro, só bicicletas e charretes, bares e bangalôs na beira da praia, mariscos frescos e baratos e gente sorridente.

As ilhas Gili tem diferentes ambientes, mas são todas lindas. Gili Air é a mais perto e mais arrumadinha. Gili Meno fica no meio e é bem tranquila. Gili Trawangan é a mais longe e mais badalada, com mais bares e festas.

Eu acabei indo pra Gili Trawangan, mas não fui atrás de festa. Apesar de conhecida como a baladeira das 3 ilhas Gili, Gili Trawangan também é super tranquila, simples, pé no chão e pode até ser zen, só depende do que você quer, busca e faz.

Gili Trawangan ilha paradisíaca perto de Bali não tem carro

 

Gili Trawangan ilha paradisíaca perto de Bali

Mas então, o que fazer em Gili Trawangan, além de curtir uma praia paradisíaca, claro!

snorkel (ou mergulho)

Vou falar só de snorkel porque eu não mergulho, mas você pode fazer o curso de batismo e mergulhar em lugares incríveis.

O snorkel é lindo porque é uma área cheia de tartarugas marinhas e você pode ir até o local de preservação dos ovos pra ver filhotes a soltura das tartarugas.

turtle Foto

Na beira da praia tem muitos lugares pra alugar máscara de pé de pato.

andar de bicicleta

Já que não tem carro, alugue uma bicicleta pra se locomover pela pequena ilha e explorar as diferentes pontas. O pôr do sol no final da ilha é mais bonito que no centrinho.

Gili Trawangan ilha perto de Bali bicicleta não tem carro

 

Gili Trawangan ilha perto de Bali bicicleta não tem carro

fazer ioga

O “estúdio” Gili yoga fica no espaço do The Yoga Garden Resort. É só chegar, pagar e fazer aula, em diferentes horários. Fica na rua principal.

Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca yoga

comer peixe e mariscos frescos

O mercado noturno ou “Night Market” no centro tem várias barracas vendendo marisco grelhado na hora. Claro que tem vários restaurantes também, mas o mercado é bom, bonito e barato. É só fazer a (difícil) escolha entre peixe, camarão, lagosta, lula… Tudo isso acompanhado por uma Bintang (cerveja local).

aprender receitas típicas indonésias

Tem duas aulas de culinária na ilha, a Gili Cooking Classes e a Sweet & Spicy. Eu escolhi a Sweet & Spicy por recomendação de uma pessoa e adorei.

Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca aula de culinária Sweet & Spicy

 

A aula é a manhã toda e você aprende a fazer frango taliwang, peixe na folha de bananeira, mie goreng (noodles fritos), molho amarelo (base para muitos pratos indonésios), molho de amendiom e kelopon doce (bolinhas de massa com recheio de açúcar da palmeira de coco.

Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca aula de culinária Sweet & Spicy comida típica Indonésia

 

Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca aula de culinária Sweet & Spicy comida típica Indonésia

O ambiente dessa escola de culinária é descontraído e gostoso. Você aprende, cozinha, toma vinho, ouvindo música, conversando com o staff super simpático, e depois saboreia tudo o que cozinhou. Programa delicioso!

andar de charrete

Em Gili Trawangan ou você vai a pé, de bicicleta ou de charrete. Charrete, com certeza, será o mais aventureiro. Elas vão a uma boa velocidade pelas ruas não pavimentadas e desniveladas.

Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca charrete não tem carro

 

Gili Trawangan ilha perto de Bali andar de charrete não tem carro

ver o pôr do sol em um bar na beira da praia

Pegue a sua bike e vá até um dos bares no oeste da ilha, escolha o seu drinque e não desgrude o olhar do horizonte.

pôr do sol Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca

 

pôr do sol Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca

 

pôr do sol Gili trawangan ilha perto de Bali praia paradisíaca

ver um filme no pequeno “cinema”

Cinema numa ilhota dessas? Sim! A noite tem uma pequena “cinema” improvisado, uma sala que passa filmes recentes. Porque não? Também na rua principal.

garimpe nas lojas fofas e coloridas

Another day in paradise
Cheia de lenços, colares, almofadas… tudo muito colorido. Na rua principal.

Gili Trawangan ilha perto de Bali lojas

Vintage delivery
Garimpos feitos pelo mundo todo, uma seleção de coisas novas e outras usadas. Fica em uma rua subindo pelo Night Market, perto da loja de livros usados.

Gili Trawangan ilha perto de Bali lojas vintage

Casa Vintage
Mais elegante e imponente, escondida no fundo da rua Pasar Seni, também tem peças compradas em diferentes lugares do mundo.

Gili Trawangan ilha perto de Bali lojas vintage

*Muitas das ruas não tem nome e o lugar é tão pequeno que ou você vai esbarrar no estabelecimento ou é só perguntar que todo mundo sabe.

restaurantes e bares

Scallywags
Mais arrumadinho (portanto mais carinho, para padrões Gili), carta de drinques e mariscos.

Café Gili
Pra sentar em um puff, a noite tem velas, música longe e comida internacional.

Gili Trawangan ilha perto de Bali cafés restaurantes

Kayu Café
Sucos e sanduíches naturais.

Gili Trawangan ilha perto de Bali cafés restaurantes

La Dolce Vita
Cafés de todos os tipos.

Gili Trawangan ilha perto de Bali cafés restaurantes

A noite tem vários restaurantes na parte coberta da rua principal, pra quem quer sentar numa mesa arrumadinha, tomar vinho e estar em um ambiente gostoso, mas os mariscos são bem mais caros que no Night Market. Mas… o Night Market é super simples, mesas comunitárias, comendo de mão ou com garfo de plástico. O que eu acho uma delicia, no meio do povo local. Muito mais autêntico.

 

Gili Trawangan ilha perto de Bali bicicleta não tem carro

 

Gili Trawangan ilha perto de Bali simplicidade

 

Gili Trawangan ilha perto de Bali simplicidade

Pequena, simples e com uma praia linda, Gili Trawangan foi uma escapada super gostosa. Como Bali, as Gilis também são turísticas, mas não o suficiente pra eu não curtir e deixar de ir. Mas é pra quem gosta de lugares simples. Algumas pousadas com um pouco mais de requinte vem abrindo por lá, mas não é nada muito luxuoso.

Gili Trawangan ilha perto de Bali ilhas Gili

 

Gili Trawangan ilha perto de Bali ilhas Gili

Eu curti Gili Trawangan por conta desta simplicidade. Ali parece que o tempo parou. O serviço é lento, algumas coisas são overpriced, tem as barracas de chá de cogumelo como em Kuta em Bali, coisas chatas do ambiente contaminado pelo turismo, mas o ambiente relaxado, a praia e o fato de ser tão pequeno dão aquela sensação gostosa de cidadezinha do interior. Muitos cafés não tem produtos do cardápio, tudo vai demorar, mas o povo tem sorriso. Pra que ter pressa e exigências numa ilha minúscula na Indonésia? Isso é coisa de cidade. Relaxe, uso roupas claras e leves, no pé apenas sandálias, banhe-se nas águas claras e vá pra cima e pra baixo de bike. O resto deixe pra quando você voltar pra cidade grande.

Gili Trawangan ilha perto de Bali ilhas Gili como chegar

Como chegar em Gili Trawangan

A melhor forma de chegar é de barco rápido. Também tem o barco lento (demora muito), voos em pequenos aviões (muita mais caro) e ônibus. Em qualquer hotel, albergue e centros turísticos de Bali tem empresas vendendo transporte para as ilhas Gili. Saindo do seu hotel, pousada ou albergue em Bali, uma van ou carro te busca e leva até o pier onde você pega o barco rápido. Leve pouca coisa, uma mala pequena ou mochila porque a logística de entrar e sair do barco tanto em Bali quanto na praia de Gili requer levar pouca coisa.

One thought on “Gili Trawangan, uma pequena ilha perto de Bali

  1. Pingback: Viagem Bali (Indonésia) – Resumão e Dicas Gerais | ALFA Dicas de Viagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


8 + three =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>