animais

Galapagos é tudo o que eu sonhei.

Galapagos é tudo o que eu sonhei. E muito mais. É um daqueles lugares que a diferença entre ver as fotos, idealizar a viagem e estar lá tem uma diferença carnal, sensitiva e emotiva.  Sempre quis conhecer esse santuário da natureza e nessa minha última ida a Guayaquil, para o aniversário de 30 anos de minha irmã, ou mi ñaña, como dizem carinhosamente os Equatorianos, peguei minha câmera, chapéu, protetor solar e lá fui eu conhecer esse arquipélago mágico.

.

.

.

Galapagos. Esse é um paraíso onde os animais não temem o homem, um lugar mágico onde as criaturas que ali vivem parecem ser encantadas. Elas têm características fascinantes com comportamentos difíceis de ser encontrados em outros lugares do planeta.

.

.

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o arquipélago é além de uma das maravilhas naturais do mundo, é definitivamente um dos lugares para conhecer antes de morrer.

.

.

Há milhões de anos atrás, lava vulcânica emergiu das águas profundas do Oceano Pacífico e criou um território onde uma biodiversidade cresceu e se desenvolveu como nenhuma outra. Cormorões (uma espécie de ave) esqueceram de voar, iguanas aprenderam a nadar (a iguana marinha de Galapagos é um único lagarto do mundo que nada no mar), tartarugas ficaram gigantes e tubarões dóceis.

.

fragata inchando seu peito vermelho

.

Nessas ilhas, leões marinhos demonstram suas habilidades nadadoras e até esperam barcos no cais, atobás (outra espécie de ave) têm pata azul e atuam numa dança de acasalamento ali do seu lado, sem medo, sem vergonha.

.

.

É também um lugar onde se deve andar com cuidado. Iguanas terrestres transitam por todos os lados, arraias chegam à beira da praia, ninhos de iguanas e tartarugas marinhas estão espalhados pelas praias e caranguejos vermelhos correm pela areia.

.

mapa: ecuador.us

.

Localizado a quase 1,000 quilômetros da costa Equatoriana, as maravilhas de Galapagos incluem formações geológicas impressionantes, flora e fauna como jamais foram vistos. Cactos nascem ao lado de árvores de incenso (Palo Santo), aves têm peito vermelho, iguanas pele verde e vermelha ou até mesmo laranja, paredes de rochas são impenetráveis e a água do mar espirra entre as pedras como um vulcão. As praias têm areia branca, vermelha ou até preta.

.

.

Foi neste museu vivo e mostruário da evolução animal que Darwin pesquisou e desenvolveu sua teoria da evolução e a origem das espécies.

.

.

Este arquipélago de 58 ilhas, onde apenas 4 são habitadas, pertence ao Equador e abriga uma reserva natural espetacular. É onde 3 correntes marítimas se encontram, trazendo uma variedade incrível de vida marinha.

.

praia na ilha Española

.

Mas como chegar lá? Avião? Barco? Onde ficar? Quando ir?

No próximo post, todas as informações úteis sobre Galapagos.

.

pôr-do-sol na ilha de San Cristobal

17 thoughts on “Galapagos é tudo o que eu sonhei.

  1. Ual.. Que sonho de viagem.. Conhecer Galapagos é o sonho de qualquer pessoa que curta biologia e evoluçao..
    Acho que voce é a primeira pessoa que eu conheco que ja visitou o arquipelago

    Lindo Post

      • Acabei de recomendar você e essa série sobre Galapagos la no Perguntódramo do VnV…

        Esse lugar deve ser o paraíso… Para quem esta de uma forma ou outra ligada as ciencias biológicas visitar Galapagos é como visitar um templo sagrado… Um dia quem sabe conheço lá também :D

        Bjs e um otimo final de semana

  2. Filhota,

    Que maravilhaaaaaaaaaaaa!!!…
    Parabens por essa lisdissima, inspiradora e encantadora viagem.
    Vi as fotaos fantasticas, quanta novidade da natureza.
    Esse recanto do nosso Planeta Terra, que nos dá a exata noção de que é possivel mantermos a maravilha que é a nossa Mother Nature, e salvar aquelas partes que estao comprometidas.
    Aprendi, desde minha infancia, com nossa velha Cora, que ja nos idos dos 60′s, quando a preocupacao com meio ambiente era muito rarefeita ainda, que cuidar e manter o nosso meio ambiente era uma das nossas obrigações e tarefas primordiais, de nós, seres humanos.
    naquela epoca, ja fazia ela. com cariunho e dedicacao, a educacao ambiental no vilarejo da Gamboa, Mar Grande – Ilha de Itaparica, ensinando aos nativos da localidade, a preservar e manter o meio ambiente em que viviam.

    Essa sua viagem me inspirou, e somente nos motiva mais e mais a fazermos o bem, com apoio que já damos, a aqueles que envidam esforcos para manter nosso Planeta.

    Parabens again. keep it up.

    Beijos, love you,

    Daddy.

  3. hello hello :)

    vim parar no seu blog procurando páginas sobre flor da neve, porque estava querendo escrever uma resenha. aí li a sua e deixei pra lá, porque falou muito do que eu queria dizer :) é um livro tão lindo! amo aquela passagem em que lírio e flor estão no quarto, a sós, à luz da lua, e escrevem palavras de nu shu uma na outra. é uma cena de CUSPE, mas não senti o menor nojo, achei beautiful. hahahahaha pedi garotas de xangai na saraiva há algum tempo, mas a entrega está demorando por causa de um livro importado que fazia parte da encomenda.

    enfim, né! li a resenha e gostei tanto que fui atrás de outras coisas do blog, e acabei adorando tudo! minha nossa, como você já viajou tanto?! o que você faz da vida? hahahaha eu curso faculdade e vou passar dois anos no exterior por causa de um programa de duplo diploma, estou extremamente empolgada :))) quero aproveitar para viajar beaucoup beaucoup! e adorei os vídeos da ef que você colocou, belíssimo o da frança.

    galápagos pareceu incrível! quero ir a machu pícchu tambem… um abraço!

    • olá Jana! obrigada pela visita! eu adoro os livros de Lisa See. Estou com mais um – O Pavilhão das Peonias, que será o próximo.
      Eu trabalho com marketing, mas amo viajar e por isso, sempre que posso, invisto em viagens. boa sorte nesse curso fora! volte sempre! bjo

  4. Prima, que lugar maravilhoso!! Sempre tive vontade de conhecer e vendo suas fotos essa vontade aumentou ainda mais. Quem sabe a gente vai juntas ano q vem! bjkass

  5. Oi! Dri,

    Sempre dou uma passada por aki pra ler seus posts.
    Uma das coisas que mais gosto, além deles, são os comentários do seu papy e da sua avó.
    Como são precisos e pertinentes, reflete toda sua criação, e esta pessoa que é!
    Parabéns!!

    Bjoss

    Marina

  6. Pingback: blogagem coletiva – meus 7 links « escapismo genuino

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


6 − four =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>