Ásia

Four Seasons Resort Langkawi, Malásia

Langkawi é uma de apenas quatro ilhas habitadas no arquipélago de 99 ilhas no norte da Malásia.

Um paraíso rico em fauna e flora, ela é ideal para um descanso em contato com a natureza no Mar de Andaman.

Se você procura uma praia paradisíaca, não é este o ponto alto de Langkawi, e sim, a natureza.

Confesso que não conheci muito da ilha, pois hospedada no Four Seasons Resort Langkawi, não saí das redondezas.

Só saí do hotel para explorar de barco a praia e o mangue, com sua exuberante natureza e animais curiosos.

Dois terços da paisagem tropical de Langkawi são compostos de floresta. Rochas enormes irrompem do mar contando histórias milenares através dos sedimentos. O mangue, verde e povoado, vai exibindo diferentes espécies a cada canal adentrado.

 

O Four Seasons fica em uma praia de areia branca e mar azul, que a depender da época e da chuva muda para tons de verde. O banho de mar é gostoso, mas a água não é das mais cristalinas.

 

O hotel é como um pequeno vilarejo com vilas, casas, restaurantes e piscinas e jardins fartos que dão um clima de selva.

Os quartos são pavilhões de dois andares, com um quarto em cima e outro embaixo. Tem também a opção de vilas privadas, que são praticamente casas de veraneio para toda uma família na beira da praia.

O meu quarto foi do pavilhão superior, com uma varanda ampla, um bom lugar pra ler, ver o nascer e pôr do sol, comer e descansar.

Pra quem vai em família tem as beach villas lindíssimas – com piscina privada, área externa com mesa para almoçar e quarto para crianças. Esta mesma beach villa tem a alternativa de um SPA privado no lugar de quarto de crianças pra quem quer um clima de lua de mel.

 

O hotel tem três restaurantes deliciosos, um SPA completo que é um oásis de relaxamento e muitas opções de esportes como tênis, golfe e esportes aquáticos. Para as crianças tem o kids’ club com parque e muitas atividades.

Apesar de gostar do clima da piscina, eu estava precisando mesmo era de banho de mar, então passei mais tempo na praia do que na piscina.

 

A ioga todas as manhãs fizeram meus dias começarem mais saudáveis e felizes.

 

O SPA merece uma longa visita. Chegue cedo antes do seu tratamento pra beber um chá gelado de tamarindo nos sofás ilhas. Eu tive tempo até de fazer um teste sobre meus chacras. O SPA foi idealizado com este conceito – equilíbrio dos chacras.

O tratamento que fiz foi o “feminine spirit & radiance” (espírito e brilho femenino), baseado na antiga tradição Ramuan malaia que harmoniza as energias do corpo com os ritmos da natureza. Foram seis tratamentos em um, fiquei lá 2 horas e saí uma nova pessoa. Um dos melhores tratamentos em SPA que já fiz.

 

Ou seja, pra que sair de lá?

Eu só saí do resort pra fazer o “mangrove safari” – safári pelo mangue. O passeio é de barco, saindo pela praia na frente do hotel, percorre o mar e entra no mangue e seus pequenos canais.

Guiada pelo naturalista sênior do hotel, o simpático Aidi, fui ouvindo fatos e histórias daquele santuário natural. Aidi é apaixonado pelo o que faz e é feliz ali, em forte contato com a natureza. Sua companhia e lições sobre a região foram o ponto alto da minha estadia.

 

Langkawi é um Geo Parque pela UNESCO. O parque tem a mais completa e melhor exposta sequência sedimentar paleozóica da Malásia. O desenvolvimento geológico que ali habita é único e é resultado de vários processos climáticos, que trazem para a superfície das rochas mais de 200 milhões de anos. Geo e biodiversidade são altamente preservados em todo o parque com mangues, praias, estuários, recife de corais, cavernas, pedras de calcário e muitas formas de vida.

 

A bela folhagem e jardinagem do hotel são percorridos por caminhos de pedra, onde a melhor forma de transitar é de bicicleta. Mas se preferir, tem carrinhos de golfe que te levam pra onde for.

A decoração é toda árabe, lembrando que Langkawi fica no estado de Kedah, de influência islâmica. Então você está na Malásia, mas se sente no Oriente Médio.

 

A gastronomia é outro ponto alto, com uma ótima seleção de restaurantes. Eu começava o dia no Serai para um café da manhã completo e sortido, com frutas e sucos naturais, uma bela seleção de mel para o iogurte natural e pães variados.

No almoço, o Kelapa Grill oferece grelhados e sushis.

O Rhu Bar é perfeito para ver o pôr do sol tomando um drinque.

O Ikan Ikan tem comida típica malaia maravilhosa, delirei com aqueles temperos do currry de camarão e peixe frito com molho de tamarindo.

Foi no restaurante Ikan Ikan que eu degustei pratos maravilhosos e fiz uma aula de culinária gostosa e divertida. E claro, depois devorei o que preparei – espetinho satay de frango e curry de camarão.

 

Os quartos

As 90 villas são situadas entre jardins tropicais ou na beira da praia. Com uma decoração rústica luxuosa, o conforto tem toques contemporâneos árabes. O pé direito é alto e as varandas abertas para apreciar o visual do hotel.

O quarto é bem espaçoso, com mesa para computador, chaise pra ver TV e uma cama maravilhosa.

O banheiro também é amplo, com duas pias, chuveiro separado e uma banheira super charmosa, pra se sentir em um palácio árabe.

O armário também é grande acomodando malas e roupas penduradas.

 

O Four Seasons Resort Langkawi é perfeito para casais, lua de mel, viagens em família e pra quem gosta de destinos menos percorridos.

O serviço é impecável, como sempre se vê nos hotéis Four Seasons. A única coisa que eu poderia comentar é que meu quarto não estava pronto quando eu cheguei (e já tinha passado do meio dia), mas não me importei porque fui tomar um vinho e comer um sushi neste pequeno intervalo.

O lugar é belíssimo, e a sensação de estar em um lugar remoto é o ideal para um descanso exótico.

 

Quando ir

Langkawi tem um clima tropical, então faz calor o ano todo. A época de chuva é de abril  a outubro (mais o pior é junho), então a melhor época é de novembro a março.

 

Localização

A ilha fica no norte da Malásia, no Mar de Andaman.
Tem voos diretos de Kuala Lumpur com duração de 50 minutos.

Four Seasons Resort Langkawi
Jalan Tanjung Rhu, Tanjung Rhu
Langkawi, Kedah, Malásia
+60 4-950 8888

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


− six = 0

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>