Ásia

experiências gastronômicas em Luang Prabang, Laos

Cercado por terra, sem porto para o comércio, o Laos não espalhou sua cultura mundialmente como a Tailândia e o Vietnã, e portanto sua cultura culinária permaneceu desconhecida e pouca explorada. Bem diferente do Ocidente e até de sua vizinha Tailândia, a comida do Laos pode parecer estranha.

A concepção equivocada que a comida de Laos é parecida com a Tailandesa é por conta da popularidade da culinária Isaan na Tailândia. Essa região no norte da Tailândia, já foi território do Laos no passado e portanto tem uma raíz laociana, como a salada de papaya verde e o arroz grudento (“sticky rice”).

Para a maioria dos laocianos, uma refeição diária consiste em arroz grudento e jeow (molho picante) para dar sabor ao arroz. Refeições mais consistentes são comunitárias e tem sopa, arroz grudento, uma proteína e verduras. E claro, o jeow. A proteína pode ser frango, peixe, pato, porco, buffalo ou cabra. Carnes ressecadas e fermentadas são comuns. Infelizmente, peixes de rio estão mais escassos e a maioria vem de fazendas.

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica Laos

Como muitos países pobres, toda fonte de alimento comestível é consumido. Ou seja, muitas partes de animais não tão apetitosas. Um passeio pelos mercados é uma experiência cultural, essencial antes de uma aula de culinária, uma despertar para os sentidos.

Diferente da ordem – entrada, prato principal e sobremesa que temos no Ocidente, no Laos todos os pratos são servidos de uma vez, são compartilhadas por todos e são saboreadas com dedos e colheres. Palitinhos só são usados com o talharim.

Os pratos são servidos em mesas baixas ou no chão sobre tapete ou capacho, onde o banquete é saboreado e compartilhado.

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

Comida no Laos é um foco da interação social, assim como a bebida. O fortissimo whisky lao-lao ou a famosa Beer Lao são catalisadores inevitáveis de conversas simples, risadas, histórias do dia a dia e a alegria de estar junto.

Ah, a simplicidade do sudeste asiático… A felicidade nas pequenas coisas.

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

Alguns pratos típicos de Laos:

Peixe cozido no vapor na folha de bananeira

Salada Luang Prabang (com ovo cozido, alface, agrião, cebola, coentro, tomate, pepino, amendoim)

Capim limao recheado (de frango, porco ou carne)

Salada de papaia verde

Lao curry

Sopa de broto de bamboo

Salada de carne moída (normalmente de bufalo, mas pode ser de peixe) e a carne pode ser crua

Cozido Luang Prabang (de porco, carne ou frango em pedaços, com berinjela, chilli, cogumelos, vagem, capim limao, manjericão

Arroz grudento

Arroz grudento doce com molho de coco (pode ser servido com manga)

 

Vamos aos melhores restaurantes de Luang Prabang, ou alguns deles:

 

The Dining Room (Hotel Amantaka)

Restaurante delicioso do hotel Amantaka.

Ban Thongchaleun, 55/53 Kingkitsarath Rd, Luang Prabang
+856 71 860 333

melhores restaurantes de Luang Prabangmelhores restaurantes de Luang Prabang

L ‘ Elephant

Considerado um dos melhores restaurantes de Luang Prabang, o L’Elephant fica em uma casa colonial e é bastante frequentado por expatriados. Ele faz parte de um grupo de restaurantes do mesmo dono, os outros restaurantes são – Le Patio Café, Coconut Garden e Le Cafe Ban Vat Sene. O L’Elephant serve comida francesa e laociana.

Vat Nong, Luang Prabang, Laos
+856 71 252 482

 

Coconut Garden

Comida típica de Laos em um ambiente charmoso, com mesas em um patio.  Serve também alguns pratos ocidentais.

Savangvong Road, Luang Prabang, Laos
+ 856 71 252 482

 

Le 3 Nagas

Restaurante do hotel boutique homônimo, este é um restaurante mais “arrumadinho” de Luang Prabang. Serve pratos típicos laocianos e franceses.

Sakkaline Rd, Luang Prabang, Laos
+856 71 253 888

 

 

Le Tangor

Este restaurante é de um francês e é um dos restaurantes mais sofisticados da cidade. Com mesas na beira da rua, é ótimo para ver o movimento. O menu tem pratos franceses, internacionais e laocianos.

63/6 Ban Xiengmouane, Rue Sisavangvong, Luang Prabang, Laos,
+856 71 260761

 

The Apsara

Restaurante do hotel boutique homônimo, também é um dos restaurantes mais sofisticados da cidade. O terraço exterior em frente é perto do rio. O menu tem pratos de Laos, assim como outras culinárias asiáticas e poucas opções ocidentais.

Kingkitsarath Rd, Luang Prabang, Laos
+856 71 254 670

 

Blue Lagoon

Localizado perto do Night Market, este é outro restaurante frequentado pelos expatriados (e turistas). O ambiente é aconchegante e romântico com linda iluminação e patio com mesas do lado de fora. Menu ocidental, suiço e laociano.

Ounheun Rd, Luang Prabang, Laos
Fica em uma rua perto do Royal Pavilion, perpendicular a Sisavangvong Road
+856 20 59 252 525

 

Tamnak Lao

Um restaurante de comida típica, cujo os proprietários são locais. O legal é sentar na varanda, vendo o povo passar na rua.

Sakkaline Rd, Luang Prabang, Laos
+856 71 252525

 

Joma Bakery

Ótimo lugar para começar o dia com um café local orgânico, pães, doces e no almoço uma massa ou prato occidental.

Chao Fa Ngum Rd, Luang Prabang, Laos
+856 71 252 292

 

Tamarind Restaurant

Um dos restaurantes tradicionais e “must go” de Luang Prabang. Está sempre cheio, então é bom fazer reserva. O menu tem diversos pratos típicos.

Kingkitsarath Rd, Luang Prabang, Laos
+856 20 77 770 484

 

Aula de gastronomia do restaurante Tamarind

O restaurante é conhecido pela aula de culinária, que acontece em uma linda casa fora da cidade. A aula começa pela manhã, com um passeio pelo mercado para conhecer os ingredientes e depois horas cozinhando com um chef bem humorado. Ótima experiência gastronômica.

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos aula de culinária mercado de comida Luang Prabang

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos aula de culinária mercado de comida Luang Prabang

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos aula de culinária mercado de comida Luang Prabang

Somehanh restaurant

Um restaurante super simples na beira do rio para um curry ou peixe frito.
Fica na beira do rio.

 

Riverside Barbecue Restaurant

Uma experiência gastronômica típica e “must do” em Luang Prabang é o “churrasco” ou Lao barbecue. Os restaurantes são super simples. Você cozinha carnes, frutos do mar e verduras em uma panela de ferro. Quase um fondue laociano. Gostoso e barato. Tem vários restaurantes na beira do rio que oferecem, eu fui no Riverside Barbecue Restaurant.

 

Utopia

Este restaurante super hippie é frequentado por mochileiros. Lá você pode tomar café da manhã, fazer ioga, relaxar a beira rio, almoçar, jantar e a noite tomar drinques ouvindo música.

Kingkitsarath Rd, Luang Prabang, Laos
+856 20 23 881 771

 

Big Tree Café

Outro café simpatico na beira do rio. O dono é estrangeiro e é casado com uma laociana. Sempre tem exposições das fotos dele.

46 Ban Vat Nong, Luang Prabang, Laos
+856 20 77776748

 

Le Café Ban Vat Sene

Um café colonial com ambiente relaxado. A decoração tem antiguidades, livros e revistas. Ótimo para um café e lanche no meio do dia ou final de tarde.

Sakkarine Road, em frente ao templo Wat Sene
+856 71 252 482

 

Saffron Cafe

Conhecido pelo café, este é outro lugar gostoso para descansar durante o dia enquanto você estiver “batendo perna” pela cidade. Legal também pra tomar café da manhã.

Fica perto do restaurante L’Elephant
+856-20 5399 557

 

L’Etranger Books and Tea

Um “must go” para amantes de livros. Esta livraria serve chá, café e lanches. Você pode comprar livros, ler e até ver filmes no segundo andar. A dona é uma pessoa interessante e é muito simpatica.

Phousi Road, Ban Aphay, Luang Prabang, Laos
+856 71 212 880

 

A comida de rua ou “street food” é muito comum em Luang Prabang como em muitas ciades do sudeste asiático. Eu adoro e recomendo. Comi muitas vezes e nunca tive problemas (intestinais).

onde comer em Luang Prabang Laos

Comer no Night Market é uma experiência cultural e tem que ser no mínimo visitado. A comida é boa e barata, mas não é muito bonita. Seja aventureiro e prove!

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

O Night Market vira Day Market. Depois de participar do ritual Ronda das Almas e dar comida para os monges, tome uma café da manhã reforçado e típico no Day Market.

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

melhores restaurantes de Luang Prabang comida típica de Laos

Minha sugestão é sempre esta – saia da zona de conforto, abra-se para novos paladares e experimente!

 

2 thoughts on “experiências gastronômicas em Luang Prabang, Laos

  1. teté, você fez eu me lembrar de uma amiga que conheci em portugal. ela e a mãe eram francesas, mas o pai dela era do laos, era um expatriado… saiu de lá, fez a vida na frança e nunca mais voltou. Ela disse que já tinha ido algumas vezes antes do “cerco apertar” muito por lá, e que fazia anos que não ia. ainda me contou sobre algumas receitas típicas que a família dela fazia… eta saudade! obrigada pelo post, teté!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


+ four = 6

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>