atenas

Atenas – roteiro 2o dia

Continuamos com o roteiro a pé em Atenas. Agora vamos para o centro de cidade.

Pegue o metro e salte na estação Syntagma. Syntagma é a praça principal do centro de Atenas, onde estão a maioria dos prédios do governo e onde muitas das manifestações por conta da crise vêm acontecendo.

 

Inclusive foi em uma árvore da praça Syntagma que Dimitris Christoulas, um senhor de 77 anos, farmacêutico, cometeu suicídio em abril deste ano, deixando apenas um bilhete dizendo que o governo tinha deixado uma situação impossível para ele sobreviver.

 

Esta praça há alguns anos atrás, era viva, cheia de cafés com mesas, pessoas andando, comendo, bebendo. Hoje, depois de inúmeras manifestações, ela esta suja, abandonada, com o mármore degradado e triste.

 

Ande até o Parlamento, onde tem a troca de guarda (os guardas são chamados de Tsoliades). No centro do prédio do Parlamento, tem o monumento do soldado desconhecido, dedicado a todos os soldados gregos que morreram em batalha. Uma curiosidade: o Parlamento foi o palácio do primeiro rei da Grécia, em 1832.

 

Continue pela esquerda na rua Amalias e entre no Jardim Real ou Jardim Nacional. Aprecie o verde e a sombra com diversas espécies de árvores, projeto encomendado pela Rainha Amalia, terminado em 1840.

 

Uma vez no jardim, siga as placas em direção a Zappeio. Zappeio é um dos prédios históricos de várias Olimpíadas; foi o local das competições de esgrima nas Olimpíadas de 1896. Nas Olimpíadas de 1906, foi a sede da Vila Olímpica e nas Olimpíadas de 2004 foi a sede do Comitê Olímpico.

 

Muitos eventos históricos aconteceram no Zappeion, como a assinatura do documento formalizando a entrada da Grécia na União Européia em 1981. Você pode entrar no prédio e tirar fotos.

 

Ao sair do Zappeion, siga reto em direção a fonte e vire a esquerda na avenida principal chamada Vassilis Olgas. Siga reto até o Estádio Panathinaiko.

 

Não, não é o estádio do famoso time de futebol grego. O Estádio Panathinaiko ou Kallimarmaro (“belo mármore” em grego), foi onde aconteceram os jogos das primeiras Olimpíadas modernas em 1896, uma reconstrução do antigo estádio grego Panathenaic. Este é o único estádio de mármore do mundo, e um dos mais antigos.

Entre no estádio e ande ao redor dele. Pense no passado, presente e futuro. É ali também que até hoje é enviada a tocha olímpica para cada cidade sede das Olimpíadas.

 

Do estádio Panathinaiko, volte para a avenida Vassilissis Olgas e ande até as ruínas do Templo de Zeus Olímpico, templo colossal dedicado ao rei dos deuses Olimpos, que um dia foi o maior templo grego e sofreu invasões bárbaras.

 

Do templo, ande de volta para a praça Syntagma e ande para o lado oposto do Parlamento, na rua Ermou. Na rua Ermou, ande até a igreja grega ortodoxa Panagia Kapnikarea. Vire a esquerda e depois a primeira a direita na rua Mitropoleos. Esta rua te levará até a praça Monastiraki. Na praça Monastiraki tem o mercado de pulgas ou mercado aberto de Atenas na rua Ifaistou.

 

Nas caminhadas, preste atenção aos prédios ao seu redor, tem resquícios das manifestações em vários lugares, como prédios queimados, arte urbana, etc, como este teatro queimado.

 

Na rua Mitropoleos você pode encontrar tavernas típicas de souvlaki (enrolado de pão pita com carne fatiada, molho de iogurte, tomate, pepino e batata frita) e salada grega.

Recomendo o restaurante Olympos Naousa, onde só tem locais e não turistas, ótimo custo benefício e sabor.

Fica perto da praça Syntagma, 30-32 rua Perikleous.

 

E a mezedopoleia (taverna de mezes) To Filema.

16 rua Romvis, Syntagma.

 

Para um drinque/happy hour nessa região vá até o bar do The Art Foundation Athens (TAF) (5 Normanou Street), um antigo estábulo que foi renovado e virou um bar trendy com música lounge. A entrada realmente não parece que é um bar, então na rua Normanou, peça indicação.

 

No próximo roteiro de Atenas, a Riviera ateniense.

 

One thought on “Atenas – roteiro 2o dia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


five − 2 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>