compras

as melhores livrarias de Paris

Livrarias são dos meus lugares preferidos. Sempre fui fascinada por livros e suas “casas”. E Paris é um paraíso para quem adora este tipo de compra, viagem e pesquisa (que é o que faço dentro delas). Acompanhada de um bom livro, nunca estou só, nem quando aparentemente estou. E como costumo falar, me sinto órfã ao acabar um livro. Então, se terminei um, preciso de outro em seguida. Por isso, livrarias são parada obrigatória pra mim em qualquer viagem.

 

Aqui está uma lista das melhores livrarias de Paris (ou as que eu mais gosto e adoro revisitar).

 

Shakespeare and Company
37 Rue Bûcherie, 5eme arrondissement (Metro Saint Michel).
De costas para a Notre Dame, siga para a rua a esquerda.

Um das livrarias mais interessantes de Paris. Aberta em 1951 pelo americano George Whitman, onde era um monastério no século XVI. A livraria é uma bagunça só e tem um cheiro peculiar. Para achar algum livro lá, só com sorte ou ajuda de um dos vendedores. Todos os títulos são em inglês, e o local foi e é freqüentado por grandes escritores e pensadores americanos. E abriga aspirantes de escritores em camas no fundo da loja. A livraria fez parte dos filmes Antes do Pôr do Sol e Meia Noite em Paris.

 

 

Assouline
35 rue Bonaparte (Metro Saint Germain de Près)
(perto do Deux Magots)

Uma livraria pequena mais belíssima (das mais bonitas de Paris). Tem livros de moda, arte, viagem, vinhos. Também tem presentes, acessórios e objetos de arte.

 

Mona Lisait
17 rue Pavée, 4eme arrondissement (Metro St. Paul) 
(prefiro esta loja do Marais)
Place Joachim du Bellay, 1er arrondissement (Metro Châtelet)

Menos obvia, escondida, esta livraria tem uma ótima seleção de livros de mesa, daqueles que servem como objeto decorativo, focando em arte. Chão de madeira e pedra e musica clássica fazem o ambiente ainda mais atrativo. Ah, e “Mona lisait” significa Mona lia.

 

 

Taschen
2, rue de Buci (Metro Odéon ou Saint-Germain des Prés)

Já dei a dica dessa loja de livros de arte, moda, design e viagem, que tem lojas por toda a Europa. Veja mais aqui.

 

 

Centre Culturel Suisse
38 Rue des Francs Bourgeois Marais

No descolado bairro Marais, esta o Centro Cultural Suíço de Paris que abriu em 2010 uma livraria linda, com livros, CDs e DVDs suíços, focando em arte, arquitetura e design.

 

 

Librairie Robert Jonard
80 rue Joseph de Maistre, 18eme arrondissement (Metro Abbesses)

Livros antigos, esta é a especialidade, que já diz no toldo: Antiquites Livres Anciens”. Decorada com pinturas, fotografias e esculturas, é um lugar antigo (também com um cheiro peculiar) e muita história.

 

 

Galignani
224, rue de Rivoli (em frente ao Tuleries, metro Rivoli)

Outra livraria linda de Paris, com muitos títulos em inglês, além de francês, assim como livros de arte, moda, viagem, cartões e colecionáveis. Toda em madeira, esta já tem outro clima, ambiente e cheiro. Livros novos! Desta vez esbarrei com Karl Lagerfeld lá dentro.

 

 

La Hune
170, Blvd. Saint Germain, metrô Saint-Germain-des-Près (do lado do Café de Flore)

Só de ser em Saint Germain, essa livraria já é uma delícia. É grande e super completa, mas não tem muitos títulos em inglês. Em contrapartida tem uma variedade enorme de livros de arte, design, fotografia e cinema.

 

 

The Red Wheelbarrow
22 Rue St-Paul, 4th
M° St-Paul or Pont Marie

Outra livraria de títulos em inglês no Marais. Um lugar pequeno, aconchegante e convidativo. Tem livro de todos os tipos e gêneros, guias, literatura, gastronomia, história, etc.

 

 

Artcurial
7 rond point des Champs Elysées (na Champs Elysées, esquina com a Av. Montaigne)

Não é só uma livraria, é um espaço onde acontecem eventos, como leilões de produtos de luxo (moda, vinhos, etc). Os títulos focam em arte (de todas as épocas e movimentos), arquitetura, moda, design e fotografia. Também tem galeria de arte e café.


 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


× five = 45

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>