africa

as dunas de Sossusvlei, Namíbia

Sossusvlei é um parque nacional onde ficam as dunas vermelhas icônicas da Namíbia. Ele fica no sul do Deserto Namib, no Parque Nacional Namib-Naukluft.

As enormes dunas de areia vermelha cercam os lagos salgados e secos onde hoje tem algumas acácias (ou restos delas), típicas da Namíbia.

A região tem paisagens incríveis e dramáticas. Chão árido, céu azul sem nuvens, e dunas extensas que ao subi-las você tem aquela sensação de ser um grão de areias. Se não tirar o seu fôlego, vai te deixar mais humilde. A natureza ali é potente, grandiosa, quase te engole.

Enquanto o céu é em tons de azul, o chão em tons de amarelo, as dunas variam entre laranja, vermelho e terracota, à medida que o sol vai se levantando e se deitando.

O nascer do sol vai te aquecendo (as temperaturas são baixas à noite e ao amanhecer) e o céu se contagia com os tons alaranjados. Balões vão subindo no horizonte e a cadeia de dunas parece não ter fim.

O nome Sossusvlei se refere com frequencia a toda região, incluindo Deadvlei e as dunas ao redor. É uma das maiores atrações da Namíbia.

As dunas de Sossusvlei são as mais altas do mundo, com até 300 metros de altura.

O nome Sossusvlei tem uma mistura de origens e significa pântano sem fim ou sem saída. “Vlei” é a palavra em afrikaan para pântano e “sossus” é a palavra no dialeto nama para “sem fim” ou “sem saída”. O nome foi dado porque o efêmero rio Tsauchab desembocava ali e virava uma bacia com um sistema de drenagem onde a água não saía.

A duna 45, parte de Sossusvlei (há 45 km da entrada do parque) é conhecida por ser a duna mais fotografada do mundo. Ela tem um formato bonito e não é muito íngreme pra ser escalada.

Os últimos quilômetros de Sossusvlei têm que ser percorridos de 4 x 4, por ser de areia. Você tem que alugar um dos carros do parque (com motorista) pra ver o resto das dunas.

O rio Tsauchab é seco quase o ano inteiro. Portanto o que você vê são dunas vermelhas extensas (a cor é devido à oxidação dos minerais na areia) e em alguns lugares tem um pouco de vegetação e as acácias.

Deadvlei é em frente a Sossusvlei e já foi um oásis, mas quando o rio secou, restaram os troncos secos.

Ali a vida e a morte convivem lado a lado.

Distância:

De carro, Sossuvlei fica a 390 km de Swakopmund (5 horas) ou 375 km de Windhoek (a capital), também 5 horas de viagem.

Como chegar lá:

De carro. É aconselhável alugar um 4 x 4. As estradas são de terra ou sal e balançam bastante. E de vez em quando algum animal atravessa a pista, então dirija devagar.

A aluguel de um 4 x 4 gira em torno de US$100 por dia.

Outra opção é ir com um tour. Tem muitos com diferentes durações e trajetos. Você pode combinar Swakopmund, a cidade de esportes radicais da Namíbia com Sossuvlei. Normalmente é um caminhão/micro ônibus que leva de 4 – 10 pessoas. A tour inclui comida e estadia. Para um tour de Sossusvlei de 3 dias e 2 noites a media é US$400 por pessoa.

Quantos dias?

O ideal é dormir 2 noites por Sossusvlei. Tem um hotel/acampamento chamado Desert Camp que são “cabanas” de lona, que parecem casinhas, mas dentro parece um quarto mesmo, com cama, sofá, banheiro, chuveiro. Tem piscina, bar e churrasqueira. É feito para ser um “self catering” hotel, ou seja, você leva sua comida e bebida. Mas eles também providenciam comida lá. Eu achei uma ótima estadia, o lugar é lindo e fica bem perto do Parque de Sossusvlei.

Importante:

O portão do parque abre as 6 da manhã. A fila de carros fica grande, portanto é bom chegar 5:45 da manhã.

Lá dentro do parque de Sossusvlei, aproveite pra ver o Cânion Sesriem, pequeno, mas também bonito e fácil de percorrer.

4 thoughts on “as dunas de Sossusvlei, Namíbia

  1. Ate ano passado desconhecia esse destino, mas e’ muito lindo, cada vez que vejo algo sibre ele coloco algumas posicoes acima na minha lista. Aproveita a viagem!

  2. Pingback: Blog Awards: Os Melhores Blogs e Artigos de Viagem em Abril/2013 | HostelBookers (PT) Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


8 × six =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>