Não vou mentir, fazia calor, e quando digo calor, me refiro a mais de 40 graus. Mas o cenário era dos mais belos – uma longa extensão no litoral omani, mar azul royal e de pano de fundo, uma cadeia dramática de montanhas terracota. Estou ha 30 quilômetros de Muscat, a capital de Omã, dentro de um dos hotéis mais sofisticados e luxuosos da cidade, o Palácio Al Bustan, um hotel Ritz Carlton inesquecível.
A entrada no lobby é de fazer o queixo cair. O meu caiu literalmente. O pé direito de quase 40 metros levou meu olhar até um átrio de cúpula central de onde descende um lustre de cristais. Mosaicos sobem pelas paredes, o leve cheiro de incenso perfuma o ambiente e uma música clássica me convida a olhar pra cima e dar um giro de 360 graus. O chão de mármore, a fonte central, as mesas com almofadas bordadas com fio dourado e chaleiras de prata complementam o lobby mais imponente que já vi.
Construído para a reunião do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo de 1985 e com uma restauração multimilionária, o Palácio Al Bustan mantém o renome de um dos hotéis mais estabelecidos do Oriente Médio. O Palácio foi idealizado para acomodar líderes de Estado e dirigentes de países do Golfo e é com todo este luxo, conforto e serviço dos sultões árabes que os hóspedes são recebidos.
Os 250 quartos combinam o toque árabe local com art deco, uma mistura de Oriente e Ocidente com vistas para jardim e mar. Todas as suítes oferecem serviço de mordomo, é pra se sentir princesa mesmo.
Com entalhados, mosaicos e decoração feitas a mão, o Al Bustan continua sendo a “jóia do Sultanato”.
Com um quilometro de extensão, esta é a maior praia privada hoteleira do país. Apesar de não ser praia de cartão postal, daquelas de areia branca e água turquesa, foi um dos melhores banhos de mar da minha viagem. Esqueça, você não está no Caribe, está no Golfo de Omã que deságua no Mar da Arábia, mas nem por isso deixa a desejar. Água límpida, azul mais escuro, preservada e quase intacta, com um tapete até a beira da água (a areia pode ficar quente demais), esta praia vazia me encantou.
Nesta praia tem uma variedade de esportes aquáticos – snorkeling, veleiro, windsurf e kayak estão incluídos, além de quadras de tênis, academia, mas também tem opções como escalada, trekking, andar de camelo, observação de golfinhos e tartarugas marinhas ou cavalgada no deserto. Mas gostoso mesmo é relaxar, nadar naquele mar maravilhoso e ler um livro nas redes espalhadas pelo jardim. Ao sentar em um espreguiçadeira, em seguida colocam um cooler ao seu lado com água gelada e toalhinhas molhadas.
Sobre o quarto e banheiro
O quarto é espaçoso, com mini sala de estar, escritório e varanda (que ao abrir te dá um choque de temperatura). O design é ocidentalizado com toques árabes.
Achei o banheiro pequeno e não gosto da cortina no chuveiro. Os amenities são ótimos.
Minha vista era para as montanhas e o vasto jardim rico em flora.
Sobre o café da manhã
Um buffet extenso com grande variedade de produtos, sabores locais e ocidentais. Se você suportar o calor, vale a pena sentar do lado de for a para apreciar a linda vista da piscina e jardim.
Os quartos com acesso à piscina/lagoa são bem interessantes pois da varanda privativa o hóspede já entra na água e sai nadando pela propriedade.
Sobre os restaurantes
Dos cinco restaurantes, eu provei o China Mood, de comida autêntica chinesa gourmet – maravilhoso. Um dos melhores restaurantes chineses do Golfo onde toda a comida é preparada por chineses.
Lembre-se que Omã, por ser um país muçulmano, é um país seco, ou seja, bebida alcoólica só em hotéis internacionais.
Só não provei os demais restaurantes porque durante o dia ia bater perna por Muscate.
O serviço do Al Bustani foi excelente, todos que me serviram no bar, restaurante, piscina e café foram atenciosos, e melhor que isso – amigáveis e simpáticos, perfeito pra quem viajava sozinha como eu. Só não gostei do jornal em cima da minha cama. Sempre acho que jornal deixa aquela sujeirinha cinza e pra sincera, acho que o quarto fica com cheiro de jornal. Prefiro enrolado naqueles saquinhos pendurado na porta.
Com uma beleza estonteante, em um paisagem exótica e serviço amigável, este é o meu Ritz Carlton favorito e um dos hotéis mais bonitos que já me hospedei. Quero voltar, claro.
Estive no Al Bustan Palace – Ritz Carlton pela Plantel Turismo.
Quando ir
A melhor época pra visitar Omã é entre novembro e março, época mais fresca. O resto de ano é bem quente (um forno ao ar livre), principalmente de junho a agosto.
Diárias a partir de US$ 500.
Hotel Al Bustan Palace – Ritz Carlton
facebook.com/AlBustanPalace.Muscat
Muscat, Omã
+968 24 799666
What an amazing pool, so beautiful, incredible color, the palms enhance the scene so beautifully. Lucky you to be able to stay at such an exotic destination. I have very little knowledge of Oman so this is really an eye opener.