Você provavelmente já viu essa imagem, mas conhece a sua história e onde fica?
Este é o grafite mais marcante e mais conhecido do Muro de Berlin, pintado por Dmitri Vrubel, inspirado em uma fotografia que existe, registrando um acontecimento em Berlin Oriental em 1979.
A foto tirada por Regis Bossu foi quando Brezhnev, Secretário Geral do Partido Comunista Soviético, visitava a Alemanha Oriental para celebrar o aniversário da nação Comunista.
Quando Brezhnev terminou seu discurso, o então Presidente da Alemanha Oriental Honecker, abriu seus braços para uma saudação com um beijo, comportamento habitual entre colegas comunistas, mas desta vez Honecker e Brezhnev foram além, e com todo o entusiasmo, deram um beijo mais “cálido”.
O gesto demonstrava a união da Alemanha Oriental com a União Soviética.
Embaixo do grafite a frase diz:
“Meu Deus, me ajude a sobreviver esse amor fatal.”
O grafite foi pintando em 1990. Lembrando que em 1989 foi liberada a travessia entre a Alemanha Oriental e Ocidental e o muro foi derrubado em 1990.
Como outros grafites, esta imagem icônica permaneceu depois que o muro foi derrubado, mas foi deteriorada com vandalismo e o abandono dos pedaços do muro. Em 2009 o grafite foi destruído para que os artistas pudessem pintar novamente. Vrubel foi pago para repintar e doou seus honorários.
Adoro como você descobre estas histórias! Me fascina.