alemanha

a foto do famoso beijo do Muro de Berlin

 

Você provavelmente já viu essa imagem, mas conhece a sua história e onde fica?

Este é o grafite mais marcante e mais conhecido do Muro de Berlin, pintado por Dmitri Vrubel, inspirado em uma fotografia que existe, registrando um acontecimento em Berlin Oriental em 1979.

A foto tirada por Regis Bossu foi quando Brezhnev, Secretário Geral do Partido Comunista Soviético, visitava a Alemanha Oriental para celebrar o aniversário da nação Comunista.

Quando Brezhnev terminou seu discurso, o então Presidente da Alemanha Oriental Honecker, abriu seus braços para uma saudação com um beijo, comportamento habitual entre colegas comunistas, mas desta vez Honecker e Brezhnev foram além, e com todo o entusiasmo, deram um beijo mais “cálido”.

 

O gesto demonstrava a união da Alemanha Oriental com a União Soviética.

Embaixo do grafite a frase diz:

“Meu Deus, me ajude a sobreviver esse amor fatal.”

O grafite foi pintando em 1990. Lembrando que em 1989 foi liberada a travessia entre a Alemanha Oriental e Ocidental e o muro foi derrubado em 1990.

Como outros grafites, esta imagem icônica permaneceu depois que o muro foi derrubado, mas foi deteriorada com vandalismo e o abandono dos pedaços do muro. Em 2009 o grafite foi destruído para que os artistas pudessem pintar novamente. Vrubel foi pago para repintar e doou seus honorários.

 

One thought on “a foto do famoso beijo do Muro de Berlin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


two + 9 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>