Conheci na galeria Cuadro de Dubai o trabalho da dupla de artistas libanesas Bokja.
Hoda Baroudi e Maria Hibri são as mãos, almas e mentes pensantes por trás do duo artístico Bokja, com base em Beirute. Ambas tem uma paixão por antiguidades e peças vintage, assim como tapeçaria, tecidos e acessórios do Oriente.
Criando desde 2000, é uma expressão de arte com respeito à cultura e raízes milenar, nunca deixando de lado o aspecto humano.
A mistura de elementos, criando esculturas, peças de arte e móveis sempre tem um abordagem poética, valorizando o “feito a mão”, usando os matérias de forma sustentável.
A exposição que vi foi a “And Then There Were None” (tradução livre: E Depois Não Havia Nenhum), que é uma instalação de esferas de tecido, cada uma representando um líder histórico, que no contexto geográfico e histórico, representando ditadores.
São 10 esferas que fazem alusão à cantiga infantil “Dez Indiozinhos”.
Bokja representa com esta instalação a política que tomou conta da região do Oriente Médio e questiona quando isso tudo vai acabar.
Como gostei muito do trabalho do Bokja, corri para o site e vi móveis mais lindos ainda. A mistura de cores e estampas me conquistou. Estampas étnicas e muito colorido é a minha cara!
Você pode encontrar as peças de Bokja em Beirute, Dubai, Paris e outras cidades, vejam todos os endereços aqui.
Que massa esta arte Adriana, cores e misturas que cairiam muito bem na sala lá de casa kkk
Beijão!!
@GusBelli